sexta-feira, outubro 14, 2011

O DIA EM QUE VERDI DERROTOU BERLUSCONI

(Não me lembro se não será a segunda vez que trago aqui este episódio, mas hoje um email recordou-mo)

A Itália festejava o 150º aniversário da sua unificação e uma das muitas comemorações da importante data decorreu na Ópera de Roma, com a apresentação da obra Nabucco, dirigida por Ricardo Muti. Antes da apresentação, Gi anni Alemanno, prefeito de Roma, subiu ao palco para pronunciar um discurso denunciando os cortes no orçamento dirigido à cultura que haviam sido feitos pelo governo (apesar de Alemanno ser membro do governo e amigo de Berlusconi). Esta intervenção política num momento cultural dos mais simbólicos para a Itália produziria um efeito inesperado, ao qual Berlusconi, em pessoa, foi obrigado a assistir.
Quando o coro chegou ao fim do famoso canto Va Pensiero, ouviram-se vários pedidos de bis, começaram os gritos de Viva  Italia e Viva Verdi e as pessoas nas galerias atiraram pequenos papéis escritos com mensagens patrióticas. Então,
 Muti voltou-se para o público - e para Berlusconi - e disse:
 "Logo que  cessaram os gritos de bis, vocês começaram a gritar Longa Vida à  Itália. Sim, estou de acordo com isto: Larga vida à Itália. Mas... Já   não tenho trinta anos e vivi minha vida.  Percorri o mundo e, hoje, tenho vergonha do que acontece no meu país. Por isso, vou aceitar os vossos  pedidos para apresentar Va Pensiero novamente. Não só pela alegria patriótica que sinto neste momento mas, sim, porque enquanto dirigia o  coro que cantou Ai meu país belo e perdido pensei que, se continuarmos assim, vamos matar a cultura sobre a qual erguemos a história da  Itália. E, nesse caso, nossa pátria também estaria bela e perdida. (...)


Sem comentários: