segunda-feira, maio 29, 2006

"Nós lutámos tanto!"

Na 5ª feira encontrei a Antonieta, amiga sempre e colega, muitos anos, nas mesmas escolas. Entretanto, viemos a separar-nos quando concorreu para escola acabada de construir, enquanto eu, preguiçosamente, me deixei ficar a uns metros de casa esperando a substituição dos velhos pavilhões, montados algures no tempo como provisórios (já não estarei na nova construção que, julga-se, surgirá finalmente em 2007).
A Antonieta está igual, o tempo não parece passar por ela. Professora de Português prestigiada e mulher d'armas, foi mais previdente do que eu ao aposentar-se no ano passado. Saturada de uma escola, digamos antes, de um sistema educativo que só mudou no sentido da degradação, e (como eu) a já estar bem somente na sala de aula, com os putos, decidiu cessar a sua carreira (aliás, bem recheada) logo que a isso teve direito, pelo que foi a tempo de não terminar uma vida profissional empenhada, dedicada e respeitada com um ano de despudorado desrespeito, na praça pública, pelo nome Professor.
Deste encontro ficou-me, sobretudo, a repetir-se na minha mente, a sua frase exclamativa e desconsolada (referindo-se ao ensino), que deixo a terminar este escrito de homenagem a esta amiga: "Nós lutámos tanto!..."
:(

1 comentário:

Anónimo disse...

Fico contente por ter boas recordações da minha mãe.
Também eu sinto que o passado de ditadura, de despotismo, de desrrespeito pela profissão do presente, futuro e passsado, está a voltar.
É triste pois eu sou filha dos tempos de liberdade e de vontade de respeitar os outros... e vivo num tempo em que isso acabou.

Um beijo

Lara Caeiro