sábado, maio 27, 2006

Dois domingos

(Em véspera de domingo de festa, recordo os dois anteriores)

Eu sabia que ela ia gostar muito, mas havia sempre outros programas a adiar este, aliás, duplo - dos dois últimos domingos. No domingo passado, foi a ida ao Museu Nacional do Traje, mas detenho-me no anterior.
Nesse, levei a minha princesa a ver os coches das princesas (shiu, eu sei que não eram só de princesas e ela também sabe).
Quando passámos ao piso de cima, ao fundo de um corredor estreito, sentado numa cadeira, um vigilante observava-a de longe, ela parando demoradamente em frente de cada vitrina, comentando ou perguntando. Quando ficaram próximos, ele começou a conversar com ela. E eu fui sentido que devia manter-me discretamente silenciosa, fui sentindo que aquele homem que passa horas, muitas vezes solitárias, no fundo de um corredor, não estava explicando e contando apenas por ofício, ele tinha carinho por aquelas peças e, creio, percebeu na pequena Inês uma cúmplice para voar a um tempo passado.
Mas, uma coisa eu não sei como ele adivinhou. '_Vês, esses são de senhora. _E estes também... e tão bonitos?! _Sabes, eram usados pelas princesas, por princesas como tu.' Mas como adivinhou ele que ela era uma princesa??!!
Eu só gosto de princesas de contos infantis, talvez também, na história (que correctamente sabe contar) daquelas peças com quem convive na missão solitária de as proteger, ele tenha criado um imaginário, talvez por isso ele tenha falado para a minha princesa parecendo esquecido da minha presença e... foi isso que eu achei lindo ;)

Depois do museu, fomos ao jardim próximo. Ela também se encanta com muitas coisas que vê nos jardins, e em fachadas de prédios, coisas tantas em que eu já não repararia, que é um prazer passear com ela.

Depois, no último domingo... bem, não conto - faltaria alguém no conto, sentado numa cadeira no fundo de um estreito corredor ;)
___________________________________________

Tashimoto, Becoming To Be

Sem comentários: