sábado, setembro 04, 2010

Não há receitas, mas certos ingredientes ajudam...

Não há receitas para socializar e melhorar os comportamentos dos alunos problemáticos, mas há ingredientes importantes a usar.
Foi há uns anos. Algumas turmas preparavam, sob a orientação dos directores de turma ou de outros professores, uma festividade para o último dia do 2º Período Lectivo. Ia haver uma peça de teatro, exposição de trabalhos e outras iniciativas, e a festa ia prolongar-se para a noite pois os pais estavam convidados.
Na aula da Ana um dos alunos mais problemáticos da escola lembrou que era preciso uma boa vigilância para não haver desacatos e tudo correr bem. E a Ana veio logo ter comigo, não só para me contar de quem tinha vindo aquela "preocupação", mas também já com uma ideia na cabeça (éramos almas gémeas nestas coisas). Fomos ao então chamado Conselho Directivo pedir autorização para levarmos à prática a ideia que eu logo tinha perfilhado.
Eram conhecidos os alunos mais "cadastrados" da escola e nós já tivéramos algum contacto com eles, mesmo não sendo nossos alunos. Escolhemos os mais velhos para os convocar para uma pequena reunião connosco e o pretexto/justificação foi o de serem os mais crescidos, portanto os mais aptos para a missão que pretendíamos (nessa altura ainda só tínhamos 2º Ciclo na escola e, por terem todos repetências, tinham já 15-16 anos). Perguntámos se poderíamos contar com eles para colaborar na vigilância e também para estarem atentos e irem em socorro de algum dos pequenotes que tinha tarefa na festa e se visse atrapalhado nessa tarefa. Propusemos que tivessem uma braçadeira a identificar a sua missão.
Disseram que sim e que podíamos ficar descansadas, ao que respondemos que se não confiássemos que podíamos ficar descansadas desde que se comprometiam, não lhes tínhamos pedido essa ajuda.
Estávamos a usar uma táctica, sim, mas isso é irrelevante. O importante é que estávamos a ser sinceras, acreditámos neles (e "eles" sentem isso).
Correu muito bem (para espanto dos adultos). Foram impecáveis na sua responsabilidade e não se "armaram" em mandões.
(Claro que a Ana e eu estávamos, de longe, atentas a eles, mas... foi mais um daqueles casos em que, apesar de sinceras boas expectativas, "eles" as ultrapassam)

ADENDA
No início do ano lectivo seguinte propusemos que fossem escolhidos alunos dos mais velhinhos, incluindo os "problemáticos", para, rotativamente, ajudarem na vigilância e sobretudo no apoio aos pequenotes recém-chegados, mas a nossa proposta apenas foi considerada "gira" pelo Conselho de Directores de Turma, sendo, no entanto, rejeitada por qualquer coisa como complicada ou utópica (já não me lembro bem)
E dispenso-me de comentar esta adenda.

Sem comentários: