quarta-feira, abril 15, 2009

A terminar a minha insistência na metacognição - algumas sugestões de leitura

No meu próprio blogue tenho alguns textos sobre o tema (que se pode encontrar na lista de marcadores), mas se vou sugerir dois deles não é porque considere importante o que escrevo, mas porque são de natureza prática dado que descrevem dois exercícios metacognitivos a aplicar na sala de aula a toda a turma.

- Um é um exercício metacognitivo sobre a atenção:
aqui

- Outro é um exercício mais lato, proposto por Gibbs, G. (1981) e que adaptei ao nível etário dos meus alunos: aqui (há que saltar por cima de considerações pessoais prévias para chegar à descrição do exercício).

Passando a artigos de natureza mais teórica, deixo como sugestões de leitura:





Pronto, cesso aqui a minha insistência no tema "metacognição". Aliás, todo o professor a vai aplicando intuitivamente, mais esporadicamente ou mais frequentemente, mas a sua aplicação intencional, planeada e estruturada está ainda muito pouco integrada nas práticas. Por isso a minha insistência na actividade metacognitiva, que considero muito importante no processo de aprendizagem, na tomada de consciência pelos alunos de causas de algumas das suas dificuldades e na aprendizagem/descoberta de estratégias para melhor estudarem e aprenderem.

2 comentários:

Fátima André disse...

Obrigada pelas sugestões.

Maria disse...

Tens um prémio no meu blogue.

Bj