domingo, outubro 12, 2008

Página feita... página abandonada!

Foi a última que fiz destinada a alunos de 2º e 3º ciclo. Para aí há uns dois anos, não me lembro com precisão. Foi mesmo só uma página web pequenina, eu andava a querer experimentar um modelo css, em xhtml (nem sei bem se são correctas estas designações, não devia escrever sem perguntar a um amigo informático, mas como estou livre da avaliação de desempenho não faz mal). É assim como nos blogues, mas estes são criados automaticamente e depois uma pessoa lá vai aprendendo a mexer nos códigos, enquanto que criar uma página sem ser só "siga os passos 1, 2, 3" é mais complicado. Eu bem quis usar o meu velho e querido FrontPage, mas não é que ficava tudo fora do sítio de cada vez que acrescentava qualquer coisa?! Então lá fiz a página toda à mão, lá vi onde mudava códigos - enquanto outros continuavam (e continuam) chinês para mim. Eu, que já percebia bem o velho html, deparei-me (e continuo a daparar-me nos blogues) com mais o "x", pois, se não estou a dizer disparate, parece-me que o tal de xhtml encheu de mistérios o html sem x!

Mas tudo isto para contar que fiz e alojei a minha pequena e simples página de Lógica para Todos e depois... pronto, lá ficou abandonada, nunca mais a actualizei. Coitadita, lá vai tendo uma ou duas visitas por dia, que isso de as pessoas andarem a pesquisar no Google lá as vai levando aos sítios mais recônditos, mas a verdade é que hoje lembrei-me dela e fui revê-la. Ui! Aqueles problemas de lógica precisavam de variar, pus os primeiros só para levar a cabo aquela experiência, é uma vergonha não os acrescentar e mudar... só não sei por que não estou a ter vergonha de mostrar a página a quem queira seguir o link... mas por que hei-de ter vergonha se ela lá está com o meu nome?!

E pronto, já tive um pretexto para mais um post, que isto de querer manter o cantinho e andar com tanta falta de inspiração, motivação, disposição (sei lá qual o "ão" mais adequado!) não é fácil.

3 comentários:

henrique santos disse...

Isabel
ando já há tempos a pensar criar um site. Tens algumas sugestões sobre o caminho que devo seguir?

IC disse...

Henrique
Para te responder preciso saber se estás familiarizado com os códigos html (não é preciso sabê-los de cor, mas só reconhecê-los)
Se não estás, só conheço dois caminhos:
1- Usar o FrontPage (é o único editor que conheço, haverá outros) - vem na maior parte das versões do Office, embora não em todas. É fácil, intuitivo, mas eu não consegui usá-lo quando quis um visual mais "moderno" com o tal xhtml, por isso fiz esta página Lógica para Todos à mão.
2- Havia o Gogle Pages Creator, mas vi agora que foi substituído pelo Google Sites. Aí será tudo mais ou menos automático, mas eu nunca usei porque achei o Google Pages muito limitado. No entanto, a 3za do tempo de Teia tem um site criado por esse meio, está aqui
Apesar do FrontPage ser antigo, tem bastantes funcionalidades e potencialidades, para começar podes experimentá-lo. Espero que o tenhas no teu Office, pois não é gratuito. Ou então começa por ver o Google Sites, este nunca explorei mas deve ser tudo automático como era no Google Pages.

Se te entendes com o html, então direi por mail como fiz esta página com um template css (há muitos na net - por exemplo aqui -, é só saber personalizá-los, como nos blogues).
Se quiseres trocar mais informações ou umas dicas, usa o meu e-mail, não faças nenhuma 'cerimónia'. Está algures no meu blogue, mas acho que tenho o teu, vou mandar-te mensagem para ficares com o meu.

henrique santos disse...

Isabel
estive a ver o site da 3sa que referes e como dizes que é feito através dum meio relativamente fácil de usar e me parece ter as funcionalidades que preciso agora, acho que vou mesmo por aí. É que não percebo nada de html.
Obrigado pelas dicas.