quinta-feira, janeiro 05, 2006

Prioridades

Bem, do que ando a precisar é simplesmente rever e repor as minhas prioridades nas 24 horas de cada um dos 7 dias da semana. E, para mim, prioritário é...
- Acordar de espírito disponível, inclusive com vontade de estar com os alunos e, quando é preciso um raspanete geral, o fazer sem por dentro estar zangada - o que eles mesmo inconscientemente distinguem e até faz o raspanete ser ouvido com mais vontade de o levarem a sério.
- Distanciar-me ou alhear-me de ambientes de interesses, ou de imobilismo, ou, e sobretudo, de nebulosidade, e também de chuvadas de despachos e ofícios cretinos - que mesmo que estes tenham consequências irremediáveis (pelo menos a curto prazo), enquanto a chuva não pára só há que procurar chão seco.
- Proteger a tranquilidade das horas para que não haja telefonemas a amigos a adiar sempre para amanhã por falta de tempo.
- Não esquecer de ir vendo no jornal se vai passar um filme, uma peça de teatro ou um concerto a não perder.
- Não inventar cansaço ou stress para faltar ao ginásio - mas, repor a segunda prioridade indicada será suficiente para respeitar esta.
- Deitar a horas de ler o livro há uma semana marcado na mesma página.
- Pensar durante um dia antes de estrilar, em vez de pensar durante um minuto - ou pensar cinco minutos se vale a pena continuar a pensar ou se é caso que não vale a pena incluir em incómodos ou stress.
- Continuar a manter as minhas intocáveis liberdade e independência - aqui trata-se só de continuar, pois nunca tive medo nem abri mão de as preservar.

E, por agora, são as prioridades que me ocorrem - prioridades do quotidiano, pois as grandes da vida não mudam, mudam só conteúdos devido a novas circunstâncias, mas isso são ajustes, não são mudanças na linha essencial.

(Claro, há outras prioridades quotidianas, só mencionei as que têm andado descuidadas - e espero cumprir bem uma provisória, pois tenho uma nova aluna de sete anitos para que não se atrase na escola a que não vai poder ir durante as semanas de pernita engessada)

Sem comentários: