segunda-feira, setembro 29, 2008

We are the world, we are the children... - Relembrando uma canção

para começar a semana...



Boa semana para todos!
[Vou estar ocupada, é provável que esteja ausente deste cantinho toda a semana. Mas ele já está habituado às minhas intermitências ;) ]

domingo, setembro 28, 2008

O ser humano é para a economia ou a economia para o ser humano?

É a pergunta com que termina um artigo de hoje no Público, de Frei Bento Domingues (não sou religiosa, mas isso nada interessa para o caso).
O autor não deixa de lembrar que os progressos na história da humanidade decorreram muitas vezes de males históricos - guerras, por exemplo. Será um processo dialéctico, contudo, apesar de a dialéctica nos ser indispensável para compreender a história e a realidade, o homem é chamado de ser racional, de ser inteligente, pelo que a sua acção bem podia ter menos contradições!
Como o artigo só está disponível online para assinantes, deixo, com a sugestão de leitura, o início do artigo com link para o texto integral: Quando só o lucro interessa, a consciência humana corre o risco de ser visitada por um anjo inquietante!

sábado, setembro 27, 2008

Ainda a auto-estima

A estória do post anterior fez-me ficar a pensar na auto-estima das crianças. Por que não escrever um pouco ao correr do pensamento?

Referindo primeiro o autoconceito - no qual podemos integrar a auto-estima como componente avaliativa -, lembro-me que muitas vezes na minha vida de professora-educadora pensei que eram assustadoras as indicações, da investigação, de que se define bastante cedo na criança uma tendência que vai persistir na evolução do seu autoconceito, ou seja, que são criados cedo aspectos básicos do autoconceito que irão tender a manter-se estáveis e mesmo resistentes à mudança. No entanto, também sabemos que o autoconceito tem várias facetas com diferentes graus de estabilidade e de mutabilidade.

Ora, nas avaliações que as crianças vão fazendo de si mesmas influi poderosamente o "feedback" que recebem e que apreendem não só nas palavras e suas ênfases, mas também nos olhares e nas expressões faciais daqueles com quem convivem - olhares e expressões que captam até mesmo quando o emissor mal se deu conta de que as emitiu. Pensando agora nos professores, é grande a responsabilidade que lhes cabe em gerir com supremo e sensível cuidado as apreciações que vão emitindo continuamente sobre o trabalho escolar de cada aluno e sobre o próprio aluno.
Penso que é tarefa dos professores descobrirem em cada criança que têm nas suas turmas tudo o que nela é valorizável a fim de a guiar para o que ela já pode fazer e, daí, levá-la à autoconfiança para empreender o que ainda não sabe fazer.
Mas, por vezes, são os próprios professores que carecem de expectativas mais positivas que lhes permitam transmitir confiança aos alunos, incluindo àqueles que vão recorrendo a expedientes inadequados para se afirmarem. Se há coisa que eu tive oportunidade de aprender cedo na minha vida de professora foi o poder das minhas próprias expectativas positivas. Nas tantas vezes em que apostei nelas, julgo que era uma autêntica confiança em que os alunos seriam capazes de corresponder que se transmitia. Provavelmente, com os alunos que perdi não soube fazer essa aposta - ou, para alguns desses, já era tarde. De qualquer modo, não se trata de empreendimentos para um só professor, nem sequer só para os professores, pois as crianças não convivem de perto só com estes, e antes de terem estes já havia a família e o restante meio social próximo.
Todos temos conhecido alunos que procuram afirmar-se mediante comportamentos negativos. Eles exibem os rótulos que lhes atribuíram ou se auto-atribuíram, e sabemos que as crianças tendem a reforçar esses rótulos. Mudá-los não é tarefa fácil, mas cabe aos educadores serem mais persistentes a empreender mudá-los do que as crianças a conservá-los!

Auto-estima (estória)

Agora gosto de mim

Tive uma grande sensação de alívio quando comecei a entender que um jovem precisa de mais do que apenas um assunto. Sei bem matemática, e a ensino bem.
Eu achava que isso era tudo o que precisava fazer. Agora, ensino crianças, e não matemática.
Aceito o facto de que posso ter sucesso apenas parcial com algumas.
Quando não tenho que saber todas as respostas, parece que consigo ter mais respostas do que quando tentava ser o especialista.
O jovem que realmente me fez entender isso foi Eddie. Certo dia, perguntei-lhe por que achava que estava muito melhor do que no ano anterior. Ele deu sentido a toda a minha nova conduta.
"É porque agora gosto de mim quando estou com você", disse ele.


sexta-feira, setembro 26, 2008

Ser ou não ser subserviente

Pão e Ervilhas

Nasrudin estava sobrevivendo numa dieta miserável de pão e ervilhas. Seu vizinho, que também se dizia um homem sábio, morava num palacete e deliciava-se com refeições sumptuosas oferecidas pelo próprio imperador. Um dia o vizinho interpelou Nasrudin;
- Se você ao menos aprendesse a bajular o imperador e ser subserviente como eu não precisaria viver de pão e ervilhas
- E se você ao menos aprendesse a viver de pão e ervilhas como eu não precisaria bajular e ser subserviente ao imperador – respondeu Nasrudin.

quarta-feira, setembro 24, 2008

Outono - II


vimeo

De novo Vivaldi e Van Gogh para celebrar o Outono que eu queria Verão ainda, mas que tem também encantos.
Uma belíssima composição musical e pictórica (como no vídeo do Verão) - valem a pena os 11 minutos de duração.

terça-feira, setembro 23, 2008

domingo, setembro 21, 2008

sábado, setembro 20, 2008

Campanha de ajuda a Cuba

O Henrique deixou-me o alerta - com pedido de divulgação, a que me associo - de uma Campanha de Solidariedade com Cuba face às necessidades prementes de alguns bens essenciais devidas à devastação dos últimos furações que por lá passaram.

“Amigos(as)
Aqui segue uma lista de instituições que se encontram a recolher os bens alimentares para ajuda ao povo cubano.
O primeiro avião com alimentos parte no dia 24 de Setembro, na próxima 4ª feira.
Ainda temos tempo para fazer chegar uma primeira ajuda a estes locais.
Depois deste outros se seguirão.
Toda a nossa disponibilidade solidária é importante!
Refiro os alimentos necessários:
- leite em pó
- massa
- arroz
- conservas

beijinhos a todos
Manuela Silva

locais de recolha de alimentos:
PORTOCOMCUBA
Rua Barão Forrester, 790
4050-272 Porto
Telefones: 962 539 884 / 966 316 201 / 938 460 221
Casa Sindical de Vila do Conde
Rua do Lidador, 46 - R/C - 4480-791 VILA DO CONDE - Telef. 252631478
Sindicato do Comércio, Escritórios - CESP (Delegação Porto)
Rua Fernandes Tomás, 626 - 4000-211 PORTO - Telef. 222073050
Delegação do CESP na Póvoa de Varzim
Rua da Junqueira, 2 - 4490-519 PÓVOA DE VARZIM - Telef. 252621687
CASA SINDICAL (TVC)
Av. da Boavista, 583 - 4100-127 PORTO - Telef. 226002377
Sindicato dos Professores do Norte
Rua D. Manuel II, 51-3.º - 4050-345 PORTO - Telef. 226070500
Sindicato da Construção e Madeiras
Rua de Santos Pousada, 611 - 4000-487 PORTO - Telef. 225390044
Casa Sindical de Santo Tirso
Rua Tomás Pelayo, - 4780-557 SANTO TIRSO - Telef. 252855470
União Local de Felgueiras
R. dos Bombeiros Voluntários, R/C - Esq.-T. - FELGUEIRAS - Telef. 252631478
Casa Sindical USP
Rua Padre António Vieira, 195 - 4300-031 PORTO - Telef. 225198600
Casa da Paz - (Secretariado permanente da Campanha)
Rua Rodrigo da Fonseca, 56 - 2º - Lisboa (perto do Marquês de Pombal)
Contactos
Telefones: 213 863 375 / 213 863 575
Fax: 213 863 221
Telemóveis: 962 022 207, 962 022 208, 966 342 254, 914 501 963

Campanha de ajuda humanitária ao povo de Cuba.
Porto mobiliza-se para a ajuda ao povo de Cuba.

A PORTOCOMCUBA, organização promotora da campanha de ajuda humanitária ao povo de Cuba lançada em Portugal na sequência da dramática devastação provocada pela passagem de dois furacões e uma tempestade tropical, apelou hoje em conferência de imprensa, à mobilização de todos os portugueses em torno do objectivo de, até dia 24 de Setembro, se reunir o maior número de embalagens de Leite em pó, massa, arroz e conservas para a ajuda imediata ao povo cubano.
A PORTOCOMCUBA reafirmou que sempre esteve e sempre estará solidária com o povo cubano nos momentos mais ou menos difíceis da sua história, e que assumirá a ajuda fraterna nesta circunstância de maior necessidade. Apelou ainda à compreensão geral da população em relação a estas necessidades imediatas do povo cubano.

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A União de Sindicatos do Porto também se solidarizou com a campanha de recolha de alimentos para as vítimas dos furacões em Cuba, levada a cabo pela Comissão PortoComCuba.”

sexta-feira, setembro 19, 2008

Não lhes estraguem o prazer de ler!



As minhas netas mais pequenitas gostam muito de ler desde que aprenderam a ler. A Inês está no 5º ano, e a Lionore na 3ª classe (esta lá longe, que eu tenho duas netas suiças).
Rubem Alves suscitou-me o que escrevi em título. (Faço uns cortes no seu texto(*) só porque não se devem pôr escritos longos nos blogues)





«Uma das minhas alegrias são as cartas que recebo das crianças. Escrevem-me a propósito dos livros infantis que escrevi. (...)
Pois eu recebi uma carta de um menininho. Não vou revelar o nome para não o comprometer diante da professora. Li a cartinha dele tantas vezes que já a sei de cor. Transcrevo:
"Prezado Rubem: (...) Li o seu livro O patinho que não aprendeu a voar. Eu gostei, porque aprendi que liberdade é fazer o que quer muito mesmo. Escreva para mim. E eu tenho uma professora demais. Com todos os livros que a gente lê ela manda fazer ditados, encontrar palavras com dígrafo, encontro consonantal e encontro vocálico."
A minha alegria inicial foi interrompida por um estremecimento de horror: eu não sei o que é dígrafo! Meu Deus! Ele, um menininho de nove anos de idade, já sabe o que é dígrafo. E eu não. Dígrafo tem de ser uma coisa muito importante, essencial, para ser incluído no currículo de um menininho de nove anos de idade. Com certeza é necessário conhecer o dígrafo para ser iniciado nos prazeres da leitura, que é a única coisa que importa. E eu não sabia disso. (...)
Quando eu estudei acho que a palavra "dígrafo" ainda não tinha sido inventada por algum gramático, como resultado de uma pesquisa linguística e uma tese. Mas os infinitamente variados nomes da análise sintáctica já existiam, embora não fossem os mesmos que existem hoje. (...) A análise sintáctica ensinou-me a ter raiva da literatura. Somente muitos anos mais tarde, depois de ter esquecido tudo o que aprendera na análise sintáctica, aprendi as delícias da língua. Aí, parei de falar os nomes anatómicos dos músculos da amada. Lia e entregava-me ao puro gozo de ler.»
__________
(*)Rubem Alves. Gaiolas ou asas. Edições Asa (2004), pp. 23-26.
Quadro: Jessie Wilcox-Smith

terça-feira, setembro 16, 2008

Reflexão 1 (Quer comentar?)


foto pessoal

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Esse foi o 4º post deste meu cantinho, já lá vão quase três anos e meio (só lhe acrescentei agora o parêntesis no título).
Por que o fui buscar? Foi porque fui levada por um comentário que recebi no mail (penso que todos usam a funcionalidade da recepção de comentários no mail) e que verifiquei ser a um post de Setembro de... 2005, por acaso sobre "Matemática e métodos de ensino". Fiquei então a pensar como me desviei quase logo ao princípio da intenção de escrever memórias de professora, muito especialmente no âmbito do ensino/aprendizagem da Matemática. E então tive curiosidade de contar, usando os meus marcadores, quantas vezes escrevi aqui directamente sobre esse assunto que me é tão caro. Se não contei mal, foram apenas 5 de 656 posts (6 se contar com essa pequena alusão que fui encontrar nos inícios do meu blogue e me deu para agora recolocar)

Será pretencioso ter acrescentado no título : "querem comentar?" - os meus amigos e colegas da blogosfera têm mais que fazer do que vir comentar a este canto recatado. Mas que não seja por o pensamento acima se referir à Matemática, pois creio que ele pode ser reformulado para qualquer outra disciplina - talvez assim, por exemplo: 'mais do que transmissor do seu saber, o professor tem que ser condutor do aluno na descoberta do saber .' E lá vamos para 'métodos de ensino' (Que coisa... Custa-me sempre escrever 'ensino' sem a palavrinha 'aprendizagem'). Ou não vamos? E também para instrumentos - computadores, quadros interactivos, ...

sábado, setembro 13, 2008

Pensando especialmente neles...

... nos meninos e meninas que agora se estão a sentar pela primeira vez nas cadeirinhas da escola. E também na minha neta Inês e nos outros meninos que, como ela, estão a começar uma nova escola - a do 2º Ciclo.

(...)
Um menino caminha
E caminhando chega num muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente o futuro está

(...)



Bom fim-de-semana e boa semana para todos!

Associações de ideias...

Vim daqui da Teia da 3za já passava das duas e meia da manhã, mas o que lera fazia-me querer deixar aqui umas linhas, e não, não queria palavras minhas porque com as minhas eu não saberia dizer o que queria. E então fui folhear o Diário de Sebastião da Gama, e depressa encontrei um bocadinho da ponte que queria...

"A aula passada ao papel fica sempre mesquimha. A aula de Português acontece, como atrás ficou dito em letras grandes; mas acontece , acontece na sala 19 e não aqui, neste papel aos rectângulozinhos. Depois, eu não sei inventar nem doirar; e há uns tempos para cá nem sequer sei reproduzir - ando doente da mão." (...)
"Pertinho da sala 19 mora um pintassilgo (ou pássaro que o valha...). Volta não volta lá se põe ele a cantar e é um gosto ouvi-lo: há alegria, há ternura na sua cantiga, Por importante ou urgente que seja o que estou dizendo, é muito mais importante e muito mais urgente ouvir o pintassilgo: quebro, mal o oiço, ou a frase ou a palavra ao meio. Todos escutam." (...) (*)

As minhas associações de ideias talvez não sejam muito claras, para mais a esta hora da noite, mas acho que a 3za me percebe ;)
______
(*) Sebastião da Gama. Diário. Edições Ática, 1958, pp 67-68, 75-76

sexta-feira, setembro 12, 2008

Sem comentários... (Falta-me sentido de humor quando é humor negro)

Ensino obrigatório até ao 12º ano pode “já não ser preciso”
“Criaram-se em todas as escolas sucundárias cursos profissionais, alargou-se a acção social escolar. Preparou-se o país de tal forma que até podemos hoje pensar que essa decisão pode vir a não ser necessário tomar”, explicou MLR.

(Não tenho paciência para ouvir a entrevista, creio que basta
esta notícia)

quinta-feira, setembro 11, 2008

A propósito de dificuldades de aprendizagem

Estava a ler um artigo(*) longo e a dada altura o autor referiu-se especificamente a dificuldades dos alunos na Matemática, lembrando que a falta de gosto por essa disciplina estabelece-se muitas vezes porque os professores não têm consciência das dificuldades que as crianças podem ter para compreenderem certos conceitos que parecem simples - dificuldades que eles próprios decerto tiveram quando crianças, mas de que se esqueceram. E recordou um exemplo verídico que passo a contar (não transcrevo porque vou traduzir do francês):
Foi pedido a uma criança que escrevesse trinta e três. Fácil! Ela conhece 30 e 3 e escreve os dois números lado a lado: 303. O adulto exclama: Mas não! Escreveste trezentos e três! Está com atenção! E a criança murmura: Como assim?! Escrevi bem 30 e 3! E brigam comigo! É chinês, este cálculo! Desisto de compreender alguma coisa disto!
Como o autor comentou a seguir, também eu comento que o sistema decimal não é coisa simples, o homem até precisou de séculos para inventar o zero, e muitas outras coisas para nós muito simples não o são de facto para os pequenos estudantes - e não só para os mais pequeninos.
Quantas confusões e obstáculos ficarão na cabeça dos alunos se não estivermos nós atentos à 'complicação' do que nos parece simples em vez de julgarmos que são eles que não estão atentos?
____
(*) Aqui

terça-feira, setembro 09, 2008

Mas vou até o fim

(Porque não gosto do cantinho em silêncio mesmo quando não ando com disposição para escrever, e porque há momentos em que também preciso de dizer "mas vou até o fim", e porque gosto muito desses dois e os dois aí juntos estão uma delícia)

sexta-feira, setembro 05, 2008

Momentos... (E uma adenda)

Talvez O Vento Saiba

Talvez o vento saiba dos meus passos,
das sendas que os meus pés já não abordam,
das ondas cujas cristas não transbordam
senão o sal que escorre dos meus braços.

As sereias que ouvi não mais acordam
à cálida pressão dos meus abraços,
e o que a infância teceu entre sargaços
as agulhas do tempo já não bordam.

Só vejo sobre a areia vagos traços
de tudo o que meus olhos mal recordam
e os dentes, por inúteis, não concordam
sequer em mastigar como bagaços.

Talvez se lembre o vento desses laços
que a dura mão de Deus fez em pedaços.
Ivan Junqueira

(Mais um poema que devo à Amélia Pais )


ADENDA
Quando 'só vejo sobre a areia vagos traços', prefiro voltar a pôr o cantinho em pausa até que meus olhos fiquem mais sãos.
Talvez o poema não me tocasse tanto se eu tivesse menos anos, mas talvez também eu não fosse precisando apenas de umas pausas e este cantinho já estivesse demolido se eu não tivesse amigos com bem menos anos do que eu (e a blogosfera é um espaço onde também paira a palavra amigo e nos faz chegar palavras de amigos) que me ajudam a não me enredar e quedar nos sussurros do vento.

Continuando a corrente

A Teresa teve a simpatia de nomear este meu cantinho apesar de, como já lhe deixei dito, ele se ter tornado tão intermitente que merece mais puxões de orelhas do que prendinhas. (Ver a corrente aqui e aqui).

Depreendi que são sete as nomeações a fazer para continuar a corrente. A limitação do número torna isto sempre difícil! Mas também não consigo seguir o critério de não repetir nenhuma das nomeações da Teresa...

Aqui ficam as minhas nomeações (por ordem alfabética):









Ai... já estão oito... Não deve fazer mal, não vi escrito que tinham que ser só sete!
E até acrescento mais uma, fora da ordem alfabética porque nessa sou suspeita...

quinta-feira, setembro 04, 2008

Em jeito de adenda

Mary Cassatt (1905). Looking into the Hand Mirror


O poder do olhar do professor

O olhar do professor tem o poder de transformar uma criança em inteligente ou burra.
Rubem Alves (2003)(*)

Eu poderia testemunhar (não só eu, muitos de nós, provavelmente todos os professores) por vários casos verídicos quanto essas palavras de Rubem Alves são verdadeiras.
Vou escolher só um caso: em que uma aluna foi olhada de modos antagónicos, respectivamente pela directora de turma e pela professora de Matemática. O olhar da dt tinha "peso" junto dos alunos e de outros professores da turma; o da prof de mat (deixem abreviar assim para comodidade de escrita) tinha-o também pela disciplina, pois uma criança "burra" não conseguiria ter sucesso nela. Mas o olhar de um(a) director(a) de turma pode ter uma importância enorme (muitas vezes para sorte, algumas também para azar de quem é olhado)


Saliento como nota prévia: Não faço pessoalizações, o tempo já passado e o resumo por alto tornam o caso anónimo, digamos que é um breve exemplo abstracto de casos ("olhares") que também acontecem aqui e ali, e o bom seria nunca acontecerem.


A Maria (de outro nome, mas prefiro mudá-lo) teve a mesma dt e a mesma prof de mat do 7º ao 9º ano, mas no 9º o restante conselho de turma mudou devido a mudança de escola dos respectivos professores.
No início do 7º ano, a Maria, que transitara com nível negativo a Matemática, mostrava-se, nas aulas desta, distraída, conversadora e desinteressada. Mas não demorou muito o dia em que, em vez de desculpas evasivas, conversou com seriedade e sinceridade com a professora. Disse então que tinha "pouca queda" para os estudos e que na Matemática, "a disciplina mais difícil", nessa é que não conseguiria, que o pai até sabia e já contava com isso, e por isso é que participava tão pouco. E acrescentou, baixando a voz para que só a professora ouvisse: "é que eu sou um bocado burra, setôra".
A última afirmação, convicta, feita como quem faz uma confidência, claro que bateu forte na professora. Era daquelas situações que provocam logo um desafio, uma aposta que se tem a responsabilidade de ganhar, pois não há alunos burros, e a Maria era saudável, não tinha nenhuma deficiência.

Não interessa narrar que estímulos e estratégias a professora usou (todo o professor tem obrigação de os conhecer, ainda que cada um os use ao seu jeito pessoal). Salto já o relato para o 9º ano da Maria. (Antes, esclareço só que o programa de Matemática do 7º ano retomava os conteúdos essencias do 2º Ciclo quase como iniciação, pelo que é o ano mais propício à recuperação de alunos que aí chegam com insucesso nessa disciplina, o que também ajudou a acção da professora) Nesse 9º ano, ela já não preocupava a professora, já não precisava de especial atenção, tornara-se empenhada e trabalhadora e os seus testes já tinham passado a ser sempre positivos e, agora, nunca abaixo dos 60% pelo menos.
Mas, como acima disse, nesse ano o conselho de turma mudara, no início alguns dos novos professores anotaram as informações da dt, a qual, no caso da Maria (aliás, também em mais casos, mas eu optei por contar um só), a caracterizava como "coitadinha, tem muitas dificuldades, não dá, na minha disciplina não tem hipóteses". E não terá adiantado muito que a prof de mat a tenha rebatido, as anotações eram das informações da dt, a esta é que cabe dá-las, para mais uma dt da turma desde o 7º ano e "corre" que é uma dt muito competente... (Já agora, digo que nunca tomei nota dessas informações quando recebia novas turmas, excepto casos de doença ou outros problemas objectivos - nos meus últimos anos de ensino até recebi oitavos anos sem ter começado com eles no sétimo, mas tinha a mesma atitude, que não era por acaso nem por preguiça de tomar 'certas' notas)

Volto a abreviar (não são os intervenientes que quero focar, mas sim o tipo de situação) contando apenas que a Maria, no 3º Período do 9º ano, começou a faltar a certas aulas, até acabar por faltar a todas nas últimas semanas do ano lectivo. Mas apareceu no teste final de Matemática - um teste global -, cujo resultado não deixou de ser afectado pelas faltas, contudo até estudou e até conseguiu os 50% como positiva à justa mas sem favor (e a professora era tida como exigente).
Os pais da Maria eram pessoas pouco instruídas e que não faziam grande questão em que ela terminasse ao menos o 9º ano, pelo que lhe restavam, como incentivos (e desincentivos), "os olhares" dos professores. Entretanto a mãe, a quem a dt escrevera a pedir que enviasse justificações das faltas, acabou por as enviar. No Conselho de Turma para avaliação final a dt informou que as tinha aceite apesar de fora de prazo porque era "chato" reprovar a Maria por faltas, era melhor reprovar por notas.

Duas notas finais:

1 - A prof de mat tentara demover a Maria de desistir. Mas a úitima conversa foi curta, a professora já tinha constatado o efeito da caracterização da Maria que a dt fizera no novo conselho de turma e continuara a repetir, e sabia que, naquela altura, ela estava mesmo reprovada com três negativas, melhor dizendo, com quatro, pois nos conselhos de turma em que aparecem 3 negativas firmes é frequente ficar outro professor hesitante e logo vem a quarta para evitar "aborrecimentos" (tal como sabemos que noutros conselhos de turma tantas vezes alunos acabam por ser aprovados com mais negativas do que a Maria tinha, subidas algumas no último).
E foi nessa última conversa que voltou a ouvir a Maria repetir o que dissera no início do 7º ano, mas agora com um sorriso meio irónico, como quem pisca o olho (embora pouco alegre): "sou burra", ao que apenas respondeu que ela já sabia bem que isso não era verdade - sim, a Maria pelo menos isso já sabia, ao menos isso já não era preciso provar-lhe ;)

2 - Este caso só saiu da cabeça da prof de mat quando encontrou por acaso a Maria e esta lhe disse (contrariamente ao que receara pois ela já tinha 15 anos, já estava fora da escolaridade obrigatória) que voltara a matricular-se e regressara à escola porque afinal queria ir para determinado curso profissional e, portanto, queria terminar o 9º ano. (Afinal a "história" não acabou mal)

Ah! Mais uma nota: não gostei nada de fazer este relato, mesmo abreviado, mas as palavras de Rubem Alves que citei no início exprimem uma verdade que dá grande responsabilidade aos professores e não é coisa abstracta - e os alunos são crianças e adolescentes bem concretos, e estão quase a regressar às aulas...

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(*) Conferência promovida pela ASA (pela mão do JMA)

quarta-feira, setembro 03, 2008

Mas onde anda essa "Esquerda Crítica"? (Pergunto eu)

Eu não digo que não ande por aí, que não fale e não actue, mas aprecebo-me tão pouco dela que me pergunto se é distracção ou cegueira minha. E admito que seja, por isso a minha pergunta não é uma insinuação de que essa Esquerda Crítica mal se vê ou sente, é mesmo uma pergunta para que algum amigo tenha a paciência de me informar e abrir os olhos - eu sei que existe e tem voz, o que não sei bem é porquê se ouve pouco (ou poucos tentam ouvi-la?) e ainda menos age (ou poucos querem agir com ela?).

Passo a esclarecer a que me refiro (a transcrição está linkada para o texto integral, de João Paulo Serralheiro na Página da Educação):

A árvore da esquerda — não só da coisa educativa, mas em geral — mostra-nos ter hoje dois ramos, cada um com os seus galhos (uns vivos, outros secos). Um desses ramos é o da Esquerda Progressista, o outro o da Esquerda Crítica. O ramo progressista aceita o sistema capitalista. Parafraseando Greg Palast, a Esquerda Progressista deseja "a melhor democracia que o dinheiro pode comprar". O reflexo deste posicionamento na educação traduz-se num esforço para procurar políticas que promovam a melhor distribuição social dos benefícios do ensino e da educação, sem tocar na estrutura-base do sistema. Os pedagogos progressistas são os partidários das «coisas giras». Preocupam-se com o carinho a dar aos «meninos» e esgotam o seu esquerdismo em temas como «a igualdade de género», o acompanhamento social e psicológico dos «meninos-problema» e outros temas afins «muito giros». Nada que ponha radicalmente em causa os fundamentos do sistema, a desigualdade e a exploração capitalista. Por seu lado, o ramo crítico toma como sustentação do seu pensamento e acção o fim da exploração capitalista. Como modo de intervenção usa «o poder suave»[2], isto é, a aposta no debate, na cooperação e na renúncia a toda a acção violenta. O pensamento crítico não sendo compaginável com o capitalismo, não pode ser confundido com as «políticas de protesto» — populares num certo sindicalismo —, estas são, quando muito, um seu galho (seco), ainda que eu as veja como um epifenómeno da sociedade capitalista. O pensamento crítico, usando o poder suave, tem em conta o movimento dialéctico da sociedade e as suas rupturas. Reconhece que a maturidade política se revela em cada ser humano quando este assume livremente a sua sorte abandonando as suas pretensões infantis a mandar sozinho no Mundo e a impor-lhe as suas convicções, emoções, crenças, caprichos ou preconceitos. É o reconhecimento dos direitos políticos dos outros que nos permite assumir o nosso poder de facto, como prémio da nossa renúncia em querer para nós o poder e a verdade absoluta. Também em política «quem tudo quer tudo perde». A maioridade política é um processo em que nos inserimos e nos permite ver a democracia como a cidade onde os humanos conversam, se confrontam na Praça da República, argumentam e decidem cooperativamente sobre os caminhos mais aceitáveis. Caminhos de todos, despidos de violência e que nunca são perfeitos, ideais, acabados. São apenas caminhos públicos, aceitáveis, justos, transitórios e com rumo. O pensamento crítico, e o poder suave, trabalham para construir o colectivo (e o individual decorrente deste), numa dada geografia, num dado tempo e num projecto partilhado com os demais sujeitos do processo histórico.
P.S. O título deste post não significa que não tenha gostado do artigo de JPS - se não tivesse gostado, não o destacava.

terça-feira, setembro 02, 2008

A minha neta e o Hot Potatoes

A minha neta Inês vai iniciar o 2º Ciclo e, nos últimos dias, tem-se manifestado preocupada porque (diz ela) precisa de fazer revisões para não chegar às novas aulas com as matérias esquecidas. Eu não acho muito necessário, acho que ela pode gozar os dias de férias que ainda lhe restam sem essas preocupações, mas como foi ela que pediu, ontem retomámos um nosso antigo concurso com exercícios feitos no Hot Potatoes. Ela chama 'concurso' porque entra em competição consigo própria, a querer bater os seus "records" de pontuação, pois os exercícios dão automaticamente a pontuação obtida, o que basta para funcionarem como jogo-desafio.





Comecei por um de palavras cruzadas, achei mais adequado a tempo ainda de férias (constrói-se num instante com essa simpática e simples ferramenta)



Clicar para ampliar

Mas estou a contar isto porque me pus a pensar que o Hot Potatoes já é velhinho e que isso não é razão para o deitar fora (a ele e a alguns outros recursos assim antigos) só porque surgem novos, mais sofisticados ou mais na moda, no entanto talvez mais difíceis de dominar pelos professores que se iniciaram há pouco tempo no uso das "novas tecnologias" - para mais, alguns sob pressão dado que isso conta para a avaliação.
'Conta para a avaliação'... escrever isto até me fez lembrar a pergunta que às vezes alunos me faziam: "isto conta para a avaliação?". Mas o curioso é que eles não perguntavam como quem diz que se não conta, então não vale a pena o esforço - pelo contrário. Por exemplo, eu às vezes arriscava uma tarefa difícil e dizia-lhes que era difícil mas que não se preocupassem, se não conseguissem eu ajudaria e não iria avaliar, e ficavam logo entusiasmados, a quererem conseguir (para mais, trabalhavam em grupo, o que estimulava e ajudava todos). Sim, faça-se esquecer o papão da avaliação e dê-se a uma tarefa o caracter de desafio, e aí vão eles... (Depois crescem... depois crescemos e fica tudo mais complicado...)

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Nota:
O Hot Potatoes foi, em tempos, de download gratuito, mas, para uma versão mais recente, já há cerca de um ano tive dificuldade em o encontrar gratuitamente. Não me lembro onde encontrei, mas, se alguém quiser, comece por experimentar
aqui.

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ADENDA

Já tinha publicado este post quando li o artigo Magalhães: como funciona e para que serve?, de Vieira de Carvalho no Público de hoje. Não se trata propriamente de vir a propósito a não ser por ter a ver com o uso das TIC, inclusivamente no ensino. Gostei do artigo, que começa assim: "A prioridade deve ser dada ao uso crítico da tecnologia." Como julgo que só está acessível online para assinantes, sugiro a quem não tenha lido a sua leitura aqui.

segunda-feira, setembro 01, 2008

Saber mudar os planos (Parábola)

Auditório Vazio

Um orador entrou num auditório para proferir uma palestra e, com surpresa, deu com o auditório vazio. Só havia um homem sentado na primeira fila.
Desconcertado, o orador perguntou ao homem se devia ou não dar a palestra só para ele. O homem respondeu:
- Sou um homem simples, não entendo dessas coisas. Mas se eu entrasse num galinheiro e encontrasse apenas uma galinha para alimentar, eu alimentaria essa única galinha.
O orador entendeu a mensagem e deu a palestra inteira, conforme havia preparado. Quando terminou, perguntou ao homem:
- Então, gostou da palestra?
O homem respondeu:
- Como eu lhe disse, sou um homem simples, não entendo dessas coisas... Mas se eu entrasse num galinheiro e só tivesse uma única galinha, eu não daria o saco de milho inteiro para ela.

Uma das tarefas mais importantes na nossa vida profissional é saber mudar os planos, quando a situação muda. Todos têm um plano, mas nem todos sabem o que fazer quando ele não dá certo.
www.... (Autor desconhecido)

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Adenda

A propósito de saber mudar os planos, pus-me a pensar que, se estivesse agora prestes a iniciar o novo ano lectivo, estaria decerto a dar voltas à cabeça para conseguir redefenir planos e estratégias - mas não estou a referir-me a aulas e alunos. E acho que o ideal seria não apenas tentar isso individualmente, mas colectivamente a nível de cada escola - e este parece-me um momento oportuno (sempre são duas semanas com os professores nas escolas ainda sem aulas e com as baterias recarregadas pelas férias...)

Acho que o meu blogue voltou de férias





Pelo que aqui vejo, assim parece... (Ele nem sempre me pede autorização! - A minha relação com o meu blogue às vezes é um tanto conflituosa...)




















Mas eu prefiro este Hello a fazer-me lembrar de quando me sentia um tanto extraterrestre (suponho que acontece de vez em quando a muita gente...). E também fui há dias ao cinema ver o Wall-E e uma pessoa está sempre com associações de ideias...



vladstudio.com