Estava a ler um artigo(*) longo e a dada altura o autor referiu-se especificamente a dificuldades dos alunos na Matemática, lembrando que a falta de gosto por essa disciplina estabelece-se muitas vezes porque os professores não têm consciência das dificuldades que as crianças podem ter para compreenderem certos conceitos que parecem simples - dificuldades que eles próprios decerto tiveram quando crianças, mas de que se esqueceram. E recordou um exemplo verídico que passo a contar (não transcrevo porque vou traduzir do francês):
Foi pedido a uma criança que escrevesse trinta e três. Fácil! Ela conhece 30 e 3 e escreve os dois números lado a lado: 303. O adulto exclama: Mas não! Escreveste trezentos e três! Está com atenção! E a criança murmura: Como assim?! Escrevi bem 30 e 3! E brigam comigo! É chinês, este cálculo! Desisto de compreender alguma coisa disto!
Como o autor comentou a seguir, também eu comento que o sistema decimal não é coisa simples, o homem até precisou de séculos para inventar o zero, e muitas outras coisas para nós muito simples não o são de facto para os pequenos estudantes - e não só para os mais pequeninos.
Quantas confusões e obstáculos ficarão na cabeça dos alunos se não estivermos nós atentos à 'complicação' do que nos parece simples em vez de julgarmos que são eles que não estão atentos?
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(*) Aqui
1 comentário:
Cada aula é uma aventura e basta uma frase mal empregue para "estragar" muito daquilo que se construiu durante uma ou mais aulas...
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