terça-feira, setembro 16, 2008

Reflexão 1 (Quer comentar?)


foto pessoal

_______________________________________
Esse foi o 4º post deste meu cantinho, já lá vão quase três anos e meio (só lhe acrescentei agora o parêntesis no título).
Por que o fui buscar? Foi porque fui levada por um comentário que recebi no mail (penso que todos usam a funcionalidade da recepção de comentários no mail) e que verifiquei ser a um post de Setembro de... 2005, por acaso sobre "Matemática e métodos de ensino". Fiquei então a pensar como me desviei quase logo ao princípio da intenção de escrever memórias de professora, muito especialmente no âmbito do ensino/aprendizagem da Matemática. E então tive curiosidade de contar, usando os meus marcadores, quantas vezes escrevi aqui directamente sobre esse assunto que me é tão caro. Se não contei mal, foram apenas 5 de 656 posts (6 se contar com essa pequena alusão que fui encontrar nos inícios do meu blogue e me deu para agora recolocar)

Será pretencioso ter acrescentado no título : "querem comentar?" - os meus amigos e colegas da blogosfera têm mais que fazer do que vir comentar a este canto recatado. Mas que não seja por o pensamento acima se referir à Matemática, pois creio que ele pode ser reformulado para qualquer outra disciplina - talvez assim, por exemplo: 'mais do que transmissor do seu saber, o professor tem que ser condutor do aluno na descoberta do saber .' E lá vamos para 'métodos de ensino' (Que coisa... Custa-me sempre escrever 'ensino' sem a palavrinha 'aprendizagem'). Ou não vamos? E também para instrumentos - computadores, quadros interactivos, ...

2 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

... e pelo coração. :)
Beijinhos

tsiwari disse...

Uma amiga minha, reconhecida pelo seu mérito na educação matemática no país inteiro, dizia muitas vezes : avalio o que um aluno sabe em Matemática pela quantidade de lápis e borracha que utiliza no seu estudo.

Concordo plenamente.


***