terça-feira, maio 30, 2006

Só porque tenho uma ética

(que não tem a ministra da educação - com minúsculas, sim, não é distracção)

Se não fosse incapaz de fazer os meus alunos pagarem pelos insultos com que a ministra me atinge (não só a mim, claro), não punha mais os pés na escola a partir de amanhã (a reforma está pedida e o atestado médico não seria fraude, não conhecia o insulto, conheci o respeito em toda a vida profissional, este final de carreira tem sido uma enorme agressão psicológica).
"(...)nas escolas a cultura profissional dos professores não os orienta para os casos mais difíceis. No seu entender, há uma aristocracia nas escolas que reserva os melhores alunos para os professores mais experientes, e os piores alunos para os professores mais novos na profissão. (...)" (Pode ler-se o resto da notícia, sobre as palavras da ministra, que acabei mesmo agora de ler no Jornal de Notícias)
Talvez existam situações dessas, estamos fartos de dizer que nenhuma profissão está isenta de casos indesejáveis, mas a ministra insulta a torto e a direito.
No ano passado tomei um dos meus actuais nonos anos, era a turma mais difícil do 8º (e continua a ser muito difícil no nono), sem que ninguém me obrigasse, fui eu que optei dado que a experiência de tantos anos sempre ajuda, em vez de tomar, como era habitual, as novas turmas no 7º. Neste ano, novamente tomei uma turma bem difícil do 8º, quando podia ter tido um dos bons sétimos que temos este ano na escola - outro desafio, para mim e outros colegas (e consideráveis progressos foram conseguidos por este conjunto). Também, pela experiência que tem, uma colega igualmente de Matemática aceitou este ano nonos anos (sem os ter tido no 8º ou 7º, tal como já fizera no ano anterior) sem ser obrigada - mais por esta colega e amiga do que por mim mesma, manifesto a minha indignação a uma ministra que a ninguém respeita, pois é uma colega que sofreu no ano passado o maior drama que pode acontecer a uma mãe, mas nem assim optou pelo mais fácil).
Ao meu 8º já não faço falta, o programa está praticamente dado e a avaliação praticamente feita. Mas, deixar os meus dois nonos a umas semanas do exame (na minha escola, os professores de Português e de Matemática continuam a disponibilizar as suas aulas nas 'férias de ponto'), seria deixá-los com um sentimento de enorme insegurança, apesar de o programa estar dado e possuir todos os elementos de avaliação de que preciso)


Desculpe, quem me ler, por este desabafo, eu nem preciso de desabafar, quero, sim, deixar aqui dito à srª ministra que o que mais me custa é não lhe poder dar um bofetão - meu e, mais ainda, pela minha colega e amiga A.L. (e por todos os que desejassem, justamente, que o desse)

18 comentários:

Miguel Pinto disse...

eheh... body combat... é uma boa forma de aliviar o stress, cara amiga. Nem imaginas o número de adeptos que esta modalidade desportiva foi encontrar no professorado... :))

Anónimo disse...

Anda uma ideia a germinar na minha cabeça, não sei se vou ter coragem de a pôr em prática. Na minha próxima aula quero ler perante os alunos os mimos mais sumarentos da nossa ministra e em jeito de já-que-tenho-a-fama-mais-vale-ter-o-proveito levá-los ao bar da escola e oferecer-lhes o pequeno-almoço e uns noventa minutos o mais descontraídos possível.

Teresa Lobato disse...

Ainda bem, Isabel, join the club! Dá uma espreitadela ao meu cantinho...
Não estamos sós.
Teresa

A Professorinha disse...

Um bofetão na cara da ministra... que boa ideia... e que tal umas arranhadelas naquela pele branquela??

Aquela mulherzinha deve ter uma aversão aos professores enorme... e, na minha opinião, essa aversão vem do traumatismo de ela não ter sido uma professora competente... só pode! Só uma incompetente!!

Madalena disse...

Um beijinho, Isabel. Eu ainda não acredito!

emn disse...

até dói a raiva que sinto...

IC disse...

A 'Em Sonhos?'
Força! Pelo menos para elucidar os alunos sobre os "mimos" de "Sua Exª a Srª Ministra".
Obrigada pela visita.

Aos outros visitantes... já visitei - apesar do mau humor com que estou hoje, mas hoje não faço "terapia", tenho direito a dar uns murros na mesa antes de me lembrar do pensamento positivo ;)

Amélia disse...

Por estas e por outras cada vez me sinto mais distante deste governo, em que acreditei e votei.
Estenderia os bofetões - melhor, umas boas tareias -a toda a equipa (viram o secret.de estado que ontem esteve no debate?para não falar do walter) ou então, melhor ainda, obrigava-os a 35 horas a ensinar (ou a «animar a malta» na CNL)em escolas que até nem precisavam de ser tão violentas como a das imagens que ontem mostraram.Bastariam uns meses.Acrescentaria à punição o pedopsiqiatra que tanto gosta de falar pedopsiquiatrês -um adepto retardado de Rousseau...
Estou contente -eu que sempre gostei tanto do ofício de ajudar a criar gente e cidadãos (agora,como em tempos anteriores a 1974, pretendem-se súbditos)-estou contente por estar aposentada há 2 anos.Mas estou de alma e coração com todos os colegas no activo, injustamente humilhados e ofendidos.E muio preocupada com o presente e futuro das novas gerações.

tsiwari disse...

injustiça.


falta de sensatez.


excesso de poder.


mania de que somos todos iguais aos maus exemplos.


injustiça. injustiça. injustiça.

Anónimo disse...

De um ponto de vista político, para que servem as declarações da ministra? Não estou obviamente a falar de política em sentido nobre, falo de polítiquice, de meios obtusos para obter efeitos de curto prazo.

Em termos de recursos humanos, é desastroso. Com este comportamento, a ministra desanima em vez de inspirar. Achincalha em vez de moralizar. Provoca a debandada de vontades em vez de as agremiar. Pura e simples má gestão de recursos humanos. Destruiu porventura o entusiasmo que em certos meios se criou à volta da discussão do novo regime da carreira (bloguísticos, por exemplo) - durou um dia. Se a ministra acusa os professores de não trabalharem bem em equipa (e acertadamente, parece-me), não o faz enquanto ministra da educação.

Serão as declarações um recado generalizante via meios de comunicação destinado a criar espaço de manobra para o novo regime da carreira docente ser sumariamente aprovado. Se é este realmente o objectivo, é um desperdício de munições. Por um lado, muitas das acusações que faz (formação de turmas, distribuição de serviço) não podem
ser atribuídas aos professores em abstracto mas a algumas direcções de escolas e aos mandarins que as dominam (que os há), curiosamente a parte do professorado que a senhora ministra tem andado a seduzir nas suas digressões
pelo país. Por outro, o caminho para a aprovação do novo regime (com uma ou outra alteração de pormenor) está há muito escancarado.

Imaginemos que tem razão sumária em tudo e ignoremos que se trata infelizmente de uma versão elaborada das opiniões incultas e pimba que por aí andam. Diatribes deste tipo desmoralizam o escasso número de competentes e não incomodam os incompetentes. Os incompetentes, por ignorância ou má-fé, não põe a mão na consciência. Logo, as palavras da senhora ministra não se destinam a mudar nada. As declarações da ministra não se destinam a
resolver os problemas, que requerem acção e não diatribes inconsequentes. Ninguém acredita, nem a ministra, que são estes eventos mediáticos a solução milagrosa para males da escola portuguesa. Para que servem?

Repare-se que este excesso pode não ser recebido na imprensa de opinião com os braços abertos (o silêncio é o mais provável...). O novo regime da carreira foi recebido com um optimismo com reservas e no JN chegou-se a dizer que é ilusão pensar que resolve todos os problemas. A mnistra poderá estar a desbaratar parte do sólido apoio que tinha nos meios de comunicação social e a diminuir o espaço de actuação política que granjeou. Estará a dar um passo em falso? Note-se: se há opiniões sobre os professores a roçar a grosseria (ministra incluída), a opinião geral não é totalmente negativa - as pessoas conhecem professores, por seres amigos, meros conhecidos, família, por serem professores dos filhos, os alunos conhecem os professores - as pessoas sabem que não alienígenas ou monstros. E sabem reconhecer o excesso e a cegueira do poder.

Conclusão: José Sócrates chamaou Maria de Lurdes Rodrigues para fazer o que está a fazer. Mas parece-me que não manterá a ministra no cargo se ela se tornar opinativa demais, incoveniente demais ou demasiado enamorada com a ilusão de poder. Não por causa dos professores, claro, mas por se tornar num factor de desestabilização do governo. Esperemos para ver.

Amélia disse...

CORRE PETIÇÃO:

http://www.petitiononline.com/pi...p/ petition.html

IC disse...

Amélia, pois é... depois de uma vida de profissão docente, o momento presente faz que fiquemos contentes por sair dela, mas é um contentamento triste, eu saio dentro de breves semanas, mas a nossa vida ficaria sem sentido se não sentíssemos essa grande preocupaçãp com o presente e o futuro dos nossos jovens.

Injustiça, sim, Tsiwari!

Miguel [parece-me que os Migueis estão em maioria na blogosfera "docente" :)], obrigada pela análise. Eu também ando a ficar convencida de que acontecerá o que diz em conclusão.

IC disse...

A Carlos Monteiro, obrigada pelo contributo :) (Só vi depois de ter posto os meus anteriores comentários)

Anónimo disse...

« quero, sim, deixar aqui dito à srª ministra que o que mais me custa é não lhe poder dar um bofetão »

Totalmente merecido ! Assim como a Amélia, colega de disciplina e de Escola, durante uns anos, também estou aposentada, e digo, FELIZMENTE! Mas, também como ela, me preocupo e incomodo com a vergonha em que se transformou o nosso ensino- pelo qual, como Professora,( com P ) tive uma grande paixão ! Tenho familiares chegados como professoras e netos (8, por agora)como alunos. Sinto-me muitoa preocupada e revoltada. Não foi para isto que lutámos dignamente nos nossos postos de trabalho, ENSINANDO, com grande sacrifício, por vezes, da vida própria e familiar. Foi para dignificar a profissão de ENSINAR.

Mas não é só a "ministra sinistra" que merece os bofetões ! São também os sindicatos ( ainda existem???) e os professores que estavam sentados a ouvi-la e que não se levantaram para sairem ! Ouvir e calar é consentir! Lembro-me de uma "velha história" passada em Coimbra com um sr. almirante américo tomás e uns Estudantes que lhe retiraram umas capas do chão para ele NÂO as pisar = a virarem-lhe as costas e sairem da sala onde estava...
Haveria mais coragem e mais dignidade em tempos duros de ditadura ??

IC disse...

Fernanda, obrigada, muito obrigada pelo comentário e pelo testemunho :)
Sobre os professores não terem saído da sala, já ouvi dizer que alguns sairam, também já ouvi que não, e, por um lado, custa-me a compreender, tenho mesmo dificuldade, mas também sei que a nossa geração teve muitas referências de luta (mesmo antes de Abril, apesar de abafadas, chegavam a bastantes), e hoje os "valores" vigentes por todo o lado empurram para a acomodação e para a ideia de que quem levanta a voz "lixa-se" e que isso não vale a pena, é ser parvo sem utilidade. Será isto??? Talvez tudo mude quando houver a consciência de que se perdeu de novo a liberdade, pois ela só existe para alguns.

Amélia disse...

«A medo vivo, a medo escrevo e falo;
Hei medo do que falo só comigo;
Mais inda a medo cuido, a medo calo.»

e ei medo do que penso só comigo»-antónio ferreira.A situação não é nova, infelizmente, desde que, noutros tempos, nos aterrorizavam com o papão...

É esse o grande problema.Fosse em França e já estava meio mundo em rebuliço...
Em Portugal, que me lembre, nunca houve revoluções populares -a não ser a da Maria da Fonte.Mesmo a da crise de 1383-85 foi obra da burguesia a que o povo aderiu, como a do 25 de abril foi de militares a que o povo igualmente aderiu(depois de 48 anos de quase total asilêncio).As outras mudanças havidas foram também golpes de estado.Ah, esquecia Viriato -mas ai ainda não éramos Portugal...
Vamos lutar contra este estado de coisas?Afinal nós, professores, somos gente responsável...e adulta.

IC disse...

Amélia, mais uma vez, obrigada pelas suas visitas e comentários. É verdade o que diz sobre as revoluções, mas permita-me que acrescente que, antes da revolução de Abril feita pelos militares, muitos (muitos) lutaram (alguns morreram por isso), lembro tb as lutas estudantis ( e não só) e as vozes que, pelo cantar, ninguém conseguiu silenciar.
:)
Beijinho

matilde disse...

...um Ministério contra os professores e não a favor da Educação... Como podemos ir longe assim?!...