sábado, maio 03, 2008

Hoje retomo um fio de memórias

Serão extemporâneas, mas é por isso que se chamam memórias. Este cantinho também é um album de recordações das coisas de professora que já não posso fazer.

Dessas coisas, nunca aqui recordei nenhuma de directora de turma. No entanto, durante mais de 20 anos não dispensei essa vertente de trabalho, punha até como condição para aceitar outro cargo a acumulação com aquele. Porque era nele que mais podia sentir-me não apenas professora, mas também educadora.
Depois, chegaram os primeiros computadores à escola, foi criada a sala de Informática, as horas sobrantes do meu horário foram precisas para tarefas relacionadas com as TIC, deixei então a direcção de turma. Entretanto, fui vendo os directores de turma com cada vez mais tarefas burocráticas e quando, nos meus últimos dois ou três anos, voltei a poder encarar a possibilidade de retomar a direcção de turma, esse panorama burocrático desmotivou-me de esforços para a conciliar com o meu horário.

Assim, as minhas memórias de directora de turma, que me são tão gratas, já não se enquadram no tempo actual. Mas, mesmo que seja supérfluo partilhá-las, são recordações para mim, vou guardá-las aqui.

1 comentário:

Madalena disse...

Também eu Isabel me sentia mais professora com a Direcção de Turma. Mas, como tu, Isabel, tenho de reconhecer que não tenho força para tanto papel, tanta energia mal gasta... Mil beijinhos. Bom Maio para ti!