Tenho alguns porque, por vezes (depois da exposição, no final do ano lectivo, de trabalhos dos alunos nas várias disciplinas), diziam-me para ficar com eles para "dar ideias" a futuras turmas. E como um desses, além de ser sobre o Pi, refere este dia, aproveito para deixar no meu cantinho uma recordação.
_____
Adenda
Fora do tema (O Dia do PI), mas a propósito do tipo de trabalhos dos alunos, que acima referi, a minha memória estende-se um pouco mais. Bastava-me dedicar a eles um ou dois blocos do horário da disciplina uma vez por ano (formatações e outros pequenos acabamentos ficavam por conta dos alunos já sem a minha presença) pois cada grupo tinha o seu tema (escolhido entre várias sugestões minhas se eles próprios não conseguiam sugerir), cada trabalho era depois apresentado à restante turma, pelo que se multiplicavam as oportunidades de todos descobrirem mais aprofundadamente quer a presença da matemática na própria natureza - incluindo o mundo microscópico, e não só nas formas, simetrias, etc., mas também nessa harmonia de uma proporção misteriosamente detectável também na natureza (lembro-me de trabalhos sobre o "número de ouro" - o phi ("fi") -, não referido no programa mas que era oportuno a propósito dos números irracionais) -, quer episódios da história da matemática propiciando uma melhor compreensão e distinção dos números que usavam - dos racionais aos irracionais -, quer curiosidades interessantes. E as exposições de final de ano fizeram-me ouvir, sobretudo inicialmente, colegas não de Matemática dizerem "Já aprendi coisas que não sabia" ou "Não fazia ideia que na disciplina de Matemática se fizessem trabalhos teóricos - assim chamavam a alguns, mas cá para mim trata-se de proporcionar aos alunos olharem a matemática na sua beleza ou harmonia, e também na sua história, como já disse acima, vindo por acréscimo o aproveitamento da motivação para trabalhar no computador (e também motivação por adorarem procurar, além de informação, imagens ilustrativas a seu gosto) para elaborarem eles um trabalho a apresentar.
O trabalho mostrado é escolhido por ser o único, dos que ficaram comigo, que refere o dia do Pi, e nem tem os nomes dos elementos do grupo (falha que não era habitual). Outros, sobre diferentes temas, estão devidamente identificados com os nomes dos autores pelo que até mereciam "publicação" pois são de facto trabalhos interessantes, foram de alunos ainda só no 3º ciclo, e o mérito foi deles. (À professora só cabia estímulo, orientação e algumas recomendações)
"Recomendações" - a propósito destas ocorrem-me algumas questões e comentários, mas não vou alongar-me mais, guardo isso para próximo post.
5 comentários:
Estamos a construir um Pi gigante na nossa escola [começámos hoje =)] - vai ficar liiindo!
Basta seguir as "pigadas" pela escola para, ao entrar na Biblioteca, encontrar os 1ºs 5000 dígitos do Pi prontos a copiar para um enorme cartaz com a letra Pi desenhada.
Vim aqui espreitar hoje - pois foi aqui que há tempos aprendi que este era o Dia do Pi =)
Beijinhos*
Só agora fiquei a saber que o pi tinha o seu dia.E dia de pi não me importo de comemorar.
Não sou de matemática, mas na escola ninguém falou disso.
E há quem faça coisas simples e interessantes. Ainda bem.
"Vivó" pi!!!!!!!!
Beijinhos
(vou pôr fiozinho de seda até aqui...)
IC, eu so este ano é que aprendi que o Pi tinha um dia!
As coisas que eu aprendo com a radio!
eh eh
No meu cantinho ate lhe deixei um bolo de aniversario! =)
Beijitos
Tit: É muito pouco provável que ainda leias este meu comentário, mas espero que a tua máquina fotográfica venha a permitir mostrares fotos desse pi gigante, anda a fazer falta na blogosfera "docente" falar da matemática ;)
Para as outras visitas, beijinhos (sei que vêm atrasados). O bolo de aniversário do pi, e não só, claro que fui logo ver, Marina :)
Enviar um comentário