sexta-feira, outubro 14, 2005

Para além (ou aquém) de ideologias

Peço perdão pela batota que vou fazer na hora/ordem de publicação deste post, mas o "Aulas" significou em definitivo o meu distanciamento da confusão reinante (em que me agride movimentar-me) até que a evidência das consequências obrigue à desconfusão. Mas, esqueci-me de justificar esta decisão de distanciamento com uma máxima pessoal, que se segue.

Pior que ideários em que valores de justiça e equidade social não são os mais prioritários, e que finalidades distorcidas, ou objectivos hipócritas, ou estratégias erradas/ineficazes, pior que isso ainda é, para mim, a incompetência técnica, a ignorância e a proa desta - a arbitrariedade -, isto a qualquer nível de governação: do país, de um sector, de uma autarquia, de uma empresa, de uma escola, ou até de um chefe de família. E, quaisquer medidas globais podem ser controversas, mas pior que tudo é se incluem medidas específicas avulsas, completamente desnecessárias no âmbito dos objectivos das medidas globais, inúteis e até prejudiciais, e bloqueadoras de outras possíveis de serem válidas, mesmo que no quadro discutível de uma prioridade economicista.
Em suma, penso que incompetências/ignorâncias, mesmo que no âmbito de boas intenções em termos teóricos, são factores que podem concorrer para colocar um sistema sectorial ou mesmo um país na fila da mediocridade.

Acrescento, a propósito, os seguintes extractos:

Sem comentários: