Estava dialogando com um colega, noutro blog, sobre um assunto muito específico de um seu post decorrente da tarefa que ambos temos em mãos, como todos os professores que leccionam Matemática do 3º Ciclo - assunto relativo a critérios de classificação de respostas a alguns dos items da prova do 9º ano, critérios que na altura não só foram criticados pelos correctores, como também mereceram reparos da prestigiada APM. Espero poder continuar o diálogo (interrompido por intruso que não deve ter aprendido em pequenino o significado da palavra respeito) quando, após a análise que estamos a fazer de provas de alunos das nossas próprias escolas, aqui colocar um post relativo a algumas conclusões sobre pelo menos algumas das várias causas que considero concorrentes para certos resultados.
Acentuo aqui para dizer que, não me passando pela cabeça apagar alguma vez qualquer comentário que exprima opiniões opostas às minhas, passar-me-à sim de imediato não só pela cabeça como também pela mão enviar para a lixeira insultos - os quais, como é de esperar, só surgem sob a capa de anonymous. Anónimos que invadem um espaço alheio para comentários em que insistem repetidamente (alardeando até a qualidade de anónimo!), com afirmações injuriosas e gratuitas sobre quem não conhecem e que (no caso), dizendo-se professor, extravasam uma estranha raiva que legitima perguntar se será contra os colegas ou contra si próprio, pois, de facto, não devia ter o nome de professor/educador quem de educação dá o exemplo contrário.
10 comentários:
Muito bem, IC!!!
Lá nos (In)docentes, mantemos todo esse lixo para que, quem vem de fora, possa ver as diferenças entre uns e outros! ;o)
Beijitos e...
... continuo a ter a mesma opinião que tinha em Julho (post de 19/07): quanto a mim, o (grande) falhanço é mesmo o próprio exame!!!
Esta análise aos resultados que nos foi imposta, só me fez ter ainda mais a certeza!...
(só ainda não percebi qual é a dificuldade de quem o fez, em assumir o erro... medo do "carimbo" da incompetência? medo de perder o "tacho"? medo da reacção do nosso "Portugal pequenino"? medo do quê?)
;o) The LBug
DESCULPA, IC...
... faltou um "pequeno" pormenor:
O B R I G A D A ! ! !
;o) The LBug
IC, a capa do anonimato é, para mim, um manto da invisibilidade...
Passo por cima sem ler... Não ouço... Não vejo... quem não existe!!
the lbug
Não era preciso o pormenor :) Aliás, pelo menos lá para o fim dos arrazoados do anónimo este também me abrangeu, mas, como diz a Ana Cristina, deixemos o anonimato com o manto da... inexistência.
Quanto ao exame, para mim a questão é que as causas dos resultados nacionais são muitas conjugadas e o que indigna é que analisem de forma simplista - "a causa está nos professores" - e a verdade é que enquanto não percebem (todos: ME, pais, sociedade)- ou não querem perceber - e preferem atacar os docentes, estão a empurrar se calhar muitos para TREINAREM os alunos para exames, o que só levará a haver cada vez mais jovens que não são educados (e tem que ser de pequenos) para o esforço de pensar. Repara no exemplo dado no post referido num vosso post de Julho (estive a ler agora), que dá um exemplo/testemunho flagrante: "treinou-se intensamente (...)chegou ao exame e aplicou as receitas".
Abraço para ti e para a Ana Cristina também.
Cara Isabel, é sempre bom ler testemunhos como este que tu escreveste.
Testemunhos de dúvida e de interrogação face às matérias da Educação.
Mas também de espanto/indignação moral com exemplos de uma ética diminuída, tanto mais chocante quanto acompanhada de uma arrogância completamente deslocada numa matéria tão complexa e sensível como é a da Educação.
Em alturas como esta sinto orgulho de pertencer à classe dos professores.
Porque eu tambem me interrogo, e muito.
Neste aspecto dos exames interrogo-me se houve, por detrás da sua construção, apenas a intenção honesta e límpida de avaliar o que os alunos sabiam e o que sabiam fazer em matemática. Por mim, hesito em dar uma resposta positiva...
Um abraço de agradecimento.
Caro Rui
Um abraço também e cá espero podermos trocar mais impressões sobre os exames lá para depois do dia 13 de Nov (creio que é esse o prazo para entrega de análises e relatórios)
Olá... é só para "me acusar"... também me calhou essa bela tarefa de analisar exames de Matemática do 9º ano... Belas voltas ao estômago que já senti ao analisar a fundo os critérios de correcção... Vou estar atenta às vossas opiniões e também deixar algumas... para já, vamos então aos exames!
Força para todos...
hummm...quando terminar a reunião de departamento voltarei... de mansinho. Bom trabalho, colegas.
Que disparate... bom fim-de-semana. :)
tit: Obrigada pela visita, que bom ir descobrindo aqui pela blogosfera mais colegas de Mat, a Srª Ministra ainda vai ter que reservar um dos bancos de ''réus'' para bloguistas :)
Miguel: Desejo-te um fim de semana mais divertido que o meu ;)
Nada que agradecer!... Eu também fiquei contente por encontrar por aqui outros Matemáticos! - já vi que passaste também pelo meu blog :) Agradeço e retribuo o "Bom Fim-de-semana"!
Enviar um comentário