domingo, maio 17, 2009

Que não se desista de despertar a beleza adormecida

«(...) O escultor ama o bloco de mármore bruto por causa da beleza da Pietá que está dentro dele. E o seu trabalho de escultor é uma luta contra o mármore para arrancar a beleza que ele sepulta. Exupéry dizia que "o deserto é belo porque nele se esconde uma fonte". E o educador - outro tipo de escultor - ama os adolescentes terríveis e violentos por saber que em algum lugar da sua alma vive uma beleza adormecida. (...)»
Rubem Alves. A boa nova dos dias.
(Destaque meu)

5 comentários:

rabina disse...

Que é preciso ajudar a crescer...

Isabel Preto disse...

Nem mais! Em cada criança, há a capacidade de sonhar...há que o ajudar a descobri-la e ajudá-lo a acreditar, pois o primeiro passo para o insucesso e até a indisciplina é o deixar de acreditar em si próprio!

Madalena disse...

Bom dia, Isabel! Era tão bom que todos os se dignassem pensar sobre o que é ensinar. Bach dizia que é mostrar aos outros aquilo que eles já sabem. É esse o nosso papel: despertar! Beijinhos e bom domingo.

Isabel Preto disse...

Voltei para deixar aqui um pensamento, que me ocorreu ao passear de Blog em Blog...Há muitas coisas erradas na nossa profissão, mas a pior é haver professores, que não merecem ser chamados como tal! Descobri um blog, de uma "professorinha", que apenas se lamenta, que conta os dias que faltam, que diz aos alunos que ela é que manda na aula!
Como está enganada!Esses professores, que não partilham, são os que menos "mandam"...Se não sentem paixão por ensinar, como podem querer que os alunos a sintam?
Que decepção!

IC disse...

Obrigada a todas por me visitarem e comentarem.

Isabel, tens razão, sei do que falas. E, apesar do stress que MLR tem causado, os alunos não têm culpa. Quem tem paixão por ensinar, é dentro da sala de aula que compensa esse stress (apesar de haver turmas ou alunos difíceis, mas isso também é um desafio para o professor)