sexta-feira, abril 18, 2008

Opiniões diferentes na construção de consensos

Recebi por mail um comentário ao meu post anterior. Com autorização da autora, a Amélia Pais, cujos comentários tenho sempre em apreço, transcrevo-o, começando por salientar: "Mas ainda não é tarde: que futuramente uns e outros se entendam"

«Não estará a ser demasiado dura com quem não partilha a sua convicção de que o acordo ou entendimento foi uma coisa boa ou razoável? Eu conheço várias pessoas que exprimiram o seu descontentamento, a meu ver (mas essa é a minha opinião) e desencanto publicamente. Não terão o direito de o fazer (estamos num país em que, pelo menos, continua a haver liberdade de expressão) sem serem apodados de irresponsáveis, divisionistas ou desejosos de auto-promoção? Afinal não deveria a Plataforma ter ouvido as vozes de quem não pensava exactamente como os sindicatos - os movimentos cívicos - antes de assumir entendimentos? Mas ainda não é tarde: que futuramente uns e outros se entendam. Como a amiga, preocupa-me muito a situação do ensino e dos colegas no activo.»

Sem comentários: