terça-feira, abril 25, 2006

Adenda: Afinal, o que repudiam?

É um facto histórico que no dia 25 de Abril de 1974 foi derrubado o regime ditatorial que subjugou o país durante quase 50 anos, e que os principais protagonistas desse facto foram os que ficaram conhecidos como Os Capitães de Abril. No momento em que se comemora oficialmente esse dia, exactamente esse e apenas esse dia, de que se demarcam ou o que repudiam os que, ostensivamente, fazem questão de recusar um gesto de aplauso à evocação, pelo Presidente da Assembleia da República, desses Homens?
É um facto que o cravo vermelho ficou associado, como símbolo, a esse dia em que foi derrubado o regime ditatorial e restituída a liberdade ao país. De que se demarca ou de que se envergonha o primeiro presidente da república, em 32 anos, que faz questão de não colocar esse símbolo na lapela na comemoração oficial da data?
Demarcação entre direita e esquerda??? Treta, alguns deputados da dita direita não deixaram de o colocar.
"Estupidamente", lembrei-me de alunos que tive no 2º Ciclo, com dificuldade de integração na escola, inadaptados, cujo modo de se afirmarem não era mais, no fundo, que uma atitude à priori defensiva... mas nas crianças nós percebemos ao que, afinal, reagem, intuímos que as suas afirmações pela negativa não são mais do que inseguranças. Os adultos são bem mais insondáveis.

Sem comentários: