terça-feira, junho 07, 2005

Nível 5 e Nível 5

Estamos em cima das avaliações de final de ano lectivo, por isso me ocorreu a questão do nível 5 – classificação máxima no ensino básico.
Nível 5 e nível 5, porque tenho presentes dois tipos de situação. É que há aqueles alunos que, chegados ao 9º ano (à última etapa para o Ensino Secundário), revelaram e revelam possuir todas as condições para virem a enfrentar com sucesso o númerus clausus e qualquer média necessária para ingresso no curso a que aspiram. E há aqueles que, trabalhadores e empenhados e por vezes com 5 em quase todas as outras disciplinas, precisam ainda de “rolar” o raciocínio matemático a fim de não virem a ter decepções depois de algum 5 também em Matemática eventualmente dado com benevolência a premiar o trabalho e o esforço. Sempre pensei que, também nestes casos, cabe um papel ao professor.

Aqui fica, pois, uma memória:
Há tempos encontrei uma ex-aluna que tinha transitado para o Secundário. Conversámos e ela, quase logo, disse e contou...
_ Tenho-me lembrado tanto de si, stora! .... Confesso que a achava injusta de cada vez que eu pensava agora já vou ter o 5 e a stora voltava a dar-me 4.... (Mas, no final, tiveste o 5 e merecido – disse eu) ..... Agora é que vejo que tinha razão .... a Matemática agora é puxada ..... se não me tivesse feito puxar ainda mais por mim .... eu agora percebo que não me aguentava .... até estou a sair-me bem e tenho-me lembrado muito do que me obrigou a puxar pela cabeça.

P.S. Nem é importante que se lembrem de nós – cabe-nos lançar as sementes oportunas (às vezes, na altura, um pouco amargas), mas... se caiem em terreno disponível e as regam, o mérito é todo deles.

Sem comentários: