Da prova de Matemática do 9º ano, 1ª chamada:
3. Numa sala de cinema, a primeira fila tem 23 cadeiras.
A segunda fila tem menos 3 cadeiras do que a primeira fila.
A terceira fila tem menos 3 cadeiras do que a segunda e assim, sucessivamente, até à última fila, que tem 8 cadeiras.
Quantas filas de cadeiras tem a sala de cinema?
Explica como chegaste à tua resposta.
(Cotação: 5 pontos)
Mal saiu do exame, o meu neto telefonou-me. Começou por dizer que a prova tinha sido fácil, acrescentando: "Até posso ter respostas erradas, mas não havia perguntas difíceis, eram todas fáceis". A seguir, assim logo mesmo pelo telefone, quis certificar-se sobre esse item 3 acima transcrito. Disse-me o enunciado e contou: "eu fiz vinte e três menos três e fui diminuindo três até chegar a oito e vi que eram seis filas. Pediam que explicasse como cheguei à resposta e então eu escrevi 23-3=20, 20-3 = 17, indiquei essas contas todas até chegar a 8. Pode ser assim? Pode ser só isto?" Um tanto incrédula sobre o enunciado, respondi-lhe que se era tal como tinha dito, estava certo, mas que depois precisava de o ler.
Faço este relato para mostrar que a perplexidade perante o item não foi só minha: até o aluno estranha que no seu exame de 9º ano apareça uma questão assim. (Ainda não tive oportunidade, mas hei-de pôr o problema à minha neta, que acabou agora o 1º Ciclo)
Para não especular sobre as intenções de quem elaborou a prova, limito-me a falar por mim: Se eu alguma vez pusesse tal questão num teste de 9º ano, das duas, uma: ou estava a considerar que tinha alunos talvez incapazes de raciocínios tão elementares, ou estava a querer oferecer um bónus de 5 pontos. E como nem uma coisa nem outra me passaria pela cabeça, fico agradecida a quem me sugira uma terceira e mais correcta razão para aquele item 3.
Nota:
Nota:
O item 3 parece-me insólito, mas eu não repararia tanto nele numa outra prova em que não houvesse, como há nesta, outros itens claramente mais fáceis do que os correspondentes nas provas dos anos anteriores, incluindo mais alguns que poderiam ser propostos a alunos do 2º ciclo.
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Adenda (em 27-06-2008)
Como eu calculava, a minha neta de 10 anos, depois de perguntar se podia indicar as filas num papel, resolveu o problema e respondeu correctamente.
6 comentários:
Só suspiro...
Beijinhos
Nas aulas de Estudo Acompanhado da minha turma de 6º os alunos fizeram um exercício igual a este (vinha numa antiga prova de aferição do 6º ano). quanto à razão da existência de uma pergunta destas, a resposta vem do muy alto ME: devemos fazer perguntas sobre aquilo que os alunos sabem (é óbvio que os alunos de 9º sabem a matéria do 2º ciclo :-) ). Se não fosse triste até dava para rir um bocadinho.
Herr
Pois... perguntas a que os alunos saibam responder... essa de terem que ir subtraindo três até nem é muito fácil, fácil demais seria terem que subtrair um! Ah, é verdade, tinham calculadora! Mas pronto, há que pensar em todos, não fossem uns esquecerem-se da calculadora em casa!
:o)
P.S. Mas eu estou curiosa sobre os resultados. Quando acham a prova fácil muitos alunos não se concentram, às vezes até complicam e acabam por errar e depois perguntam: ah! era só isso?
Lá que seria uma bomba merecida para o ME se os resultados não melhorassem significativamente, isso seria! E os miúdos são imprevisíveis em situação de exame, cada vez dou menos importância aos exames nestas idades do básico.
Se essa questão estava no exame de Matemática do 9º ano, a dificuldade nos exames de 11º e 12º não foi muito diferente. O problema colocou-se nos critérios de correcção que retiraram a palavra "filas" e a existência de um número à resposta (tomando como exemplo o que deste). Tenho pena que melhorar as estatísticas venha destruir alguns sonhos adolescentes!
Abraço
Sinceramente, aflige-me a força como gozam literalmente com o trabalho dos professores! Estes exames foram uma desconsideração para com o trabalho que têm dia a pós dia com os seus alunos :(
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