segunda-feira, junho 02, 2008

Eduquemos e cultivemos a consciência humana

«"(...) Em todos os homens existe a mesma parcela de dignidade, simplesmente nalguns está de tal modo adormecida que chegam a dar a impressão de seres inferiores, gerando os sentimentos da humilhação. A humilhação do homem perante o homem é imoral.
Eduquemos e cultivemos a consciência humana, acordemo-la quando estiver adormecida, demos a cada um a consciência completa de todos os seus direitos e de todos os seus deveres, da sua dignidade, da sua liberdade. Sejamos homens livres, dentro do mais belo e nobre conceito de liberdade - o reconhecimento a todos do direito ao completo e amplo desenvolvimento das suas capacidades intelectuais, artísticas e materiais.
Assim, cultura e liberdade identificam-se - sem cultura não pode haver liberdade, sem liberdade não pode haver cultura. (...)»
Bento de Jesus Caraça (1931). As universidades populares e a cultura. In A cultura integral do indivíduo. Conferências e outros escritos. Gradiva, 2008.

___________

Adenda

Conferências e outros escritos de Bento de Jesus Caraça foram recentemente reeditados, agora pela Gradiva. Eu já tinha uma edição anterior da editora Campo de Letras, mas adquiri esta pois contém mais alguns textos. Assim, mais uma vez mergulho no pensamento desse Homem que é para mim uma referência intelectual e moral muito especial - aliás, uma grande referência no nosso património cultural.
Agradeço ao Henrique ter-me avisado desta reedição.


Sem comentários: