quinta-feira, janeiro 04, 2007

Em jeito de balanço

Talvez faça um balanço em Fevereiro, quando este cantinho completar dois anos. Hoje, trata-se mais de uma breve observação ocasionada não por passagem de 2006 para 2007, mas pela tentação de umas experiências "técnicas" que fiz nos últimos dois dias. A tentação veio de dois posts da 3za, este e este.
Para experimentar uma das novidades do novo blogger (os marcadores para busca de posts por temas), lá me decidi a mudar, mas sem me sujeitar a perder o meu template. E isto de usarmos templates disponibilizados por outros sites e, para mais, fazendo-lhes alterações para os adaptar e personalizar, traz alguns problemas devidos a codificações diferentes, não ficando imediato/fácil o uso das novas funcionalidades do blogger. Bem, mas isso podem ler nos posts da 3za que referi.

Ora, eu não estava interessada nos marcadores para catalogar os meus posts, mas sim para confirmar uma coisa que já sabia: Posts de acordo com a minha ideia inicial, ou seja, memórias mesmo do "terreno", mas do terreno em que entram os alunos, memórias mesmo deles e da prática com eles, ficaram quase só na intenção dos poucos meses que antecederam o início das medidas da actual ministra da educação. Assim, só quis procurar esses e pôr marcadores apenas nesses.

Como não me está a apetecer escrever, comento apenas que, dos 438 posts deste cantinho, apenas vi 19 títulos (4%!) que me disseram terem a ver mesmo com as referidas memórias! Talvez haja mais três ou quatro (não ia ter paciência para abrir tantos posts) e decerto que em muitos outros falei de alunos, o desvio da escrita para a política deste ministério não aconteceria se não fosse por causa deles, mas eu refiro-me a memórias directas e concretas, de acordo com a minha principal motivação inicial.
E pronto, fica só esta observação. Como disse, não me apetece comentá-la agora, mas hei-de escrever sobre isto (fica agendado para Fevereiro).

P.S.:
Esse menu à direita com as designações que fui dando aos temas dos tais apenas 19 posts está, por agora, numa caixa de cor preta porque assim me ficou, posto e adaptado o respectivo código, mas clicando e passando o rato lá aparecem os temas a branco. Qualquer dia volto ao template a ver se consigo tornar a caixa mais "estética", mas a culpa não foi das dicas da
3za, que tem a sua bonitinha, mas do Miguel Pinto, que descobre sites de templates com códigos muito diferentes do layout do blogger, e eu deixei-me logo tentar pelas descobertas dele [ó Miguel, se me leres, não fiques com sentimentos de culpa, que eu só estou a agradecer-te ;)]

2 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...

Fazes-me sempre sorrir com as tuas palavras... E o Miguel vai perceber... (Diz-me só uma coisa: colocaste os números à mão, ou encontraste forma de o fazer automaticamente através de uma linha de código?). Já pensei se a tua faixa negra nos marcadores não será uma espécie de luto prolongado, uma metáfora adequada... tipo "a coisa tá preta e parece que não quer deixar de o estar" ;)Beijinhos

Miguel Pinto disse...

;)