quinta-feira, março 29, 2012

Mais exames... Um regresso ao antigamente?

Exames no 6º ano, exames no 4º ano...
Porque (dizem) os professores são pouco exigentes. Não se interrogam sobre as razões do progressivo abaixamento de exigência (excepto daqueles professores a quem nenhuma intimidação faz abrir mão da exigência).
Deixem a obsessão de classificar e pensem em formar! Não lhes faltam meios já instituídos, falta-lhes, sim, a vontade política.
Instituíram as provas de aferição. Deixem de querer só estatísticas dos resultados! Invistam na análise das principais lacunas detectadas nessas provas, enviem as conclusões para as respectivas escolas e dêem a estas condições e autonomia para que cada um dos Departamentos de Língua Portuguesas e Matemática possa debater e concretizar sem medo um ensino mais exigente e uma avaliação justa dos alunos no final de um processo em que os mesmos tenham o apoio diferenciado de que necessitam e formas de avaliação formativa.
Criaram um sistema de avaliação de professores. Se a "preocupação" com as aprendizagens dos alunos não fosse hipocrisia, deixariam de fazer desse sistema um meio para economizar na progressão na carreira docente para fazer dele um meio de avaliação primordialmente formativa, um meio estimulante e destituído de perversões, em que os professores pudessem cooperar e trabalhar com os alunos com entusiasmo e sem medos.
Nada sabem do árduo trabalho dos professores e nada sabem de ensino-aprendizagem. Nada sabem também, nem têm quem saiba, sobre a difícil e complexa tarefa de elaboração de provas de exame fidedignas. E nada os preocupará se muitos professores passarem a trabalhar na sala de aula para o treino das crianças para as ditas provas. Talvez com tal treino se venham a verificar" boas notas", e eu não sei se não sabem ou se não querem saber de tudo o que de verdadeiramente importante para o real desenvolvimento cognitivo dos alunos ficará excluído com o estúpido "treinar para o exame".
Em suma: Se é mesmo com a preparação dos alunos - de todos - para as suas vidas futuras que estão preocupados, então só tenho a lamentar a presunção irresponsável de um ministro que, antes de o ser, sobejamente mostrou a sua tacanhez de conhecimento sobre Educação. Um lamento profundo porque serão as crianças as cobais de experiências assentes em ideias obsessivas de tal ministro.

(Escrito sem adesão ao novo A.O.)
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Adenda
Uma memória que concorre para a minha posição: Aqui

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quarta-feira, março 21, 2012

Primavera...

1º dia de Primavera... Dia em que, há anos, fui avó pela 1ª vez.

Claude Monet (1886), Le Printemps

sábado, fevereiro 11, 2012

Impressionante! Mas eu quero acreditar no povo português.



Eça de Queirós escreveu em 1872:

"Nós estamos num estado comparável apenas à Grécia: a mesma pobreza, a mesma indignidade política, a mesma trapalhada económica, a mesmo baixeza de carácter, a mesma decadência de espírito. Nos livros estrangeiros, nas revistas quando se fala num país caótico e que pela sua decadência progressiva, poderá vir a ser riscado do mapa da Europa, citam-se em paralelo, a Grécia e Portugal"
In As Farpas

Mas Eça considerou a crise de então "sem cura":

“Que fazer? Que esperar? Portugal tem atravessado crises igualmente más: - mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e carácter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não - pelo menos o Estado não tem: - e homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela política. De sorte que esta crise me parece a pior - e sem cura.” 
in Correspondência (1891)

 A História não o comprovou, e eu quero acreditar, não nos governantes, não nos políticos do dito "arco da governação", não nos poderosos lobbys (todos eles mantendo as características que Eça então denunciava ("A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso, diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade, pela frivolidade e pelo interesse. A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias; ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos; há a tristeza e a miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio" - in Distrito de Évora, 1867) mas no povo português, na consciencialização deste bem como dos povos da europa (e do mundo).


terça-feira, fevereiro 07, 2012

Sebastião da Gama partiu há 60 anos



Do Professor...
"Cada vez me apetece menos classificar os rapazes, dar-lhes notas, pelo que eles «sabem». Eu não quero (ou dispenso) que eles metam coisas na cabeça; não é para isso que eu dou aulas. O saber - diz o povo - não ocupa lugar; pois muito bem; que eles saibam, mas que o saber não ocupe lugar, porque o que vale, o que importa (e para isso pode o saber contribuir e só contribuir) é que eles se desenvolvam, que eles cresçam, que eles saibam «resolver», que eles possam perceber."
(In Diário, Eds Ática 1962)

Do poeta...
Meu país desgraçado!...
E no entanto há Sol a cada canto
e não há Mar tão lindo noutro lado.
Nem há Céu mais alegre do que o nosso,
nem pássaros, nem águas ...


Meu país desgraçado!...
Por que fatal engano?
Que malévolos crimes
teus direitos de berço violaram?


Meu Povo
de cabeça pendida, mãos caídas,
de olhos sem fé
— busca, dentro de ti, fora de ti, aonde
a causa da miséria se te esconde.


E em nome dos direitos
que te deram a terra, o Sol, o Mar,
fere-a sem dó
com o lume do teu antigo olhar.


Alevanta-te, Povo!
Ah!, visses tu, nos olhos das mulheres,
a calada censura
que te reclama filhos mais robustos!


Povo anêmico e triste,
meu Pedro Sem sem forças, sem haveres!
— olha a censura muda das mulheres!
Vai-te de novo ao Mar!
Reganha tuas barcas, tuas forças
e o direito de amar e fecundar
as que só por Amor te não desprezam!
(In Jornal de Poesia)

domingo, janeiro 22, 2012

Considerações sobre dois pensamentos sábios

O maior bem que podemos fazer aos outros não é oferecer-lhes a nossa riqueza, mas levá-los a descobrir a deles. Louis Lavelle

Nós não temos todos o mesmo talento, mas todos nós deveríamos ter a mesma oportunidade de desenvolver os nossos talentos. John F. Kennedy

Estes pensamentos até poderiam ser interpretados erradamente em tempos passados, quando a escolaridade não era obrigatória, estudar era para as "elites". A frase que ouvi algumas vezes de um pai ou uma mãe - "o meu filho não tem jeito para os estudos" - poderia significar que o "talento" do aluno não dava para mais do que vir a ser qualquer coisa como ajudante de pedreiro (sem desprimor da minha parte para os ajudantes de pedreiro).

Não! O que me leva a considerar aqueles pensamentos situa-se no âmbito das estratégias para o sucesso escolar de todos através da motivação e da elevação da autoconfiança dos alunos que revelam (aparentes) dificuldades de aprendizagem ou até dificuldade de integração na Escola. Eu explico:

1º - Todas as crianças revelam algum talento ou aptidão, mesmo que não seja no âmbito curricular. A descoberta por um professor dessa aptidão pode ser muito importante, não numa perspetiva que não faz sentido para mim de um ensino diferenciado assente em aptidões precoces, mas sim como indicador de uma primeira estratégia de motivação e ganho de autoconfiança. A proposta à criança de uma tarefa baseada na aptidão descoberta, por parte de um professor, ou de um diretor de turma numa atividade extra-curricular, permitirá valorizar o sucesso dessa criança na tarefa, o que a fará feliz e logo elevará as suas auto-imagem e auto-estima no seio da turma. Tenho escrito várias vezes que até os comportamentos agressivos e desestabilizadores de alguns alunos não são mais do que modos pouco conscientes de afirmação de quem, no fundo, não vê em si mesmo outro modo de afirmação - outra capacidade que seja positiva.

2º - Também evoquei várias vezes resultados de investigações, por exemplo no âmbito da psicologia da aprendizagem, que fundamentam a minha crença de que toda a criança (não portadora de deficiência profunda) tem capacidade para aprender, significando as dificuldades que muitas revelam que simplesmente ainda não descobriram (ou consciencializaram) como direcionar a sua mente nas situações de aprendizagem/estudo - como "meterem a cabeça" no problema a resolver ou no texto a interpretar, em vez de estarem preocupados a encontrar na memória algo que estudaram e encaixe na tarefa, sem de facto usarem o raciocínio. E isto agora já tem a ver com a "riqueza" ou o "talento" pessoal mais geral, que é a capacidade de raciocinar, a capacidade de monitorar a mente em contexto escolar, ainda escondida - ainda não descoberta ou aprendida. 
Isto levar-me-ia à minha defesa de que os professores aprendam "técnicas", digamos antes 'estratégias' de colocação dos alunos em situação de experiência metacognitiva  durante ou imediatamente a seguir a uma tarefa cognitiva. Mas não vou dissertar sobre esse tema, tenho neste bloguezito vários escritos sobre ele com a etiqueta "metacognição".

domingo, janeiro 15, 2012

E porque hoje é domingo...

... um belo poema (com o agradecimento à Amélia Pais)

Nesta terra as mulheres crescem à sombra,
como os cogumelos, o musgo ou a razão,
em ponto de cruz a saudade vai sendo domesticada,
o mais honesto e obediente animal puxado por uma trela dourada
feita de medo e outras coisas que ligam
o seu viso tem a expressão de todos
e é nestas caras quentinhas que descem ainda as lágrimas de Eros
mudando por dentro o nome do continente, outra cara, possível Começo
sem nome, sem coisa nenhuma, é às vezes o sal
que cai destas caras que tempera o prato, porque todo o sal não chega
para compensar o amargo que veio morar para a boca
cansada de saber que a linguagem não chega
porque eles fugiram, cada um em seu barco:
os filhos
Nesta terra as mulheres crescem à sombra
E têm sombra nos olhos, que o eco veio pintar
a lápis de cor por cima da paisagem humana
que se aloja debaixo de tudo o que a alma espelha,
veias, artérias, vasos, curvas fininhas que o tempo vai moldando
A anatomia rasgando o cosmos à escala humana, soprando-o para longe
Transbordo que a sede cria,
E enquanto as filhas vão ao poço, sol, risos, perfeita anatomia
As sombras crescem. Pequeninas rendinhas em baús
Terços, santinhos, livros de areia, um dente de leite
o fio de ouro a que está ligado,
e são de sombra os seus gestos porque quando se movem
são os braços de outros que ganham vida e retiram à paisagem
a natureza para pôr nela a arte, a civilização, a linguagem e a vitória
a mais alemã invenção,
e o seu sorriso é uma espécie de Deus
e quanto mais se enrola na paisagem mais deus é
Até parece que a razão dorme dentro delas,
e a razão dorme dentro delas – o capitão do navio dá-lhes duas opções
Ou embarcam no barco do amor ou embarcam no barco do amor
Mas vão ter ainda de o Criar para o atravessar, e partir as árvores, da madeira fazer o barco
e calafetá-lo e dar-lhe um nome, e baptizá-lo, porque tudo aquilo em que se toca também se é
A sede vai-lhes toda para os olhos,
Urgente era que as sombras saíssem, como o fumo adocicado dos pulmões
Para dentro doutros pulmões.
Estas mulheres seriam modelos se as estátuas de sono não dormissem dentro delas
Se não fossem só alma,
O planeta chama-as do centro, as rugas vão rasgando a sua pele
Mas elas riem pouco,
E há poucos jovens
Estão todos no meio da Europa, Lisboa, Porto
Em Lisboa está a arte e no Porto está a arte
E no Couço está a arte e em todo o lado está a arte
Se não fossem só alma teriam visto mais vezes o mar
Não são filhas da revolução nem são filhas de ninguém
os seus filhos estão todos na taberna e são mais velhos que elas
À noite estas sombras limpam com um guardanapo o beiço dos velhos
Porque desce-lhes azeite pelos queixos, e esses guardanapos podiam ser a página 100
de uma História Contemporânea, edição de luxo, a meio da investigação os eruditos
folheavam o guardanapo em Lisboa onde está a arte ou no Porto onde está a arte.
Exportámos marmelada para a Austrália ou para os armazéns de retalho da capital
que importa se toda a geografia é interior? – Enquanto dormem até de deus são mães
E entre as suas pernas as almofadas (penas de pato, segredos ou outros novelos).
As suas casas são feitas de queda, de verticais os muros ganham contornos,
a mais cara renda que são os dias a vir
formas breves, novas formas, dias que incham
parecem areia soprada pelo fogo
com que se faz o vidro e se embacia o espelho
um dia também ele será inventado pelas mãos quentes de um artesão etrusco
antes mesmo de haver as moedas para o comprar
e que levarão os nossos filhos para longe,
Para o Canadá, Luxemburgo, Cantões,
nos navios, nas bagagens, nos aviões, todos com o seu preço
calafetado por dentro e por fora, impregnado na paisagem,
claves de sol pontilham a paisagem, por cima do trigo, a picotado
As sombras destas mulheres são às vezes música, entra nos búzios
Não só por nos lembrarem que elas provêm do sol,
como tudo o que parte, mas por nos erguerem como o caule de um girassol
a sua voz é a sua seiva, está dentro da nossa espinha, é o nosso equilíbrio
uma balança onde se pesam as palavras que ficaram por dizer
Futura-te
Também a rede quer dormir mas não é da natureza das redes dormirem
e a rede pede que lhe cortem as pontas, que tragam uma tesoura
E alguém corta as pontas, mas as pontas crescem com mais força, como uma estrela
-do-mar, a tesoura é também informação e acrescenta-se à rede, tudo é soma nesta nova anatomia
Coisas que entram
Abre as portas, vem muita gente atrás e todos querem entrar em ti,
Entrar é ser gente, crescer é ser rede,
homens e redes nunca dormem verdadeiramente,
Em Manchester as fábricas enchem-se de música e no Couço
cresce o trigo dos latifúndios e todos estes homens precisam
de equadores ao mesmo tempo que precisam de pólos
E todas estas mulheres precisam um pouco mais de calor
Não só para deixarem de ser sombras
mas para saberem que de se descarrilarem se fazem novos caminhos
Nas carruagens vai este gado
Já não de ferro nem de vento são os caminhos em que é feita a viagem
Sem pontes de aço, betão ou de cimento, só ultrapassagem
No Portugal dos pequeninos os filhos que se vão perder em todos os continentes
das suas perdas novos filhos nascerão: Filhos da revolução. Qual?
Na natureza nada se apaga
Na natureza não existe amanhã
Mas o homem põe a manta da civilização por cima da natureza
e por baixo da manta fica o escuro e alguns animais sem expressão
às vezes fica também o riso,
a razão fica a sobrevoar a manta
e ficam mulheres debaixo da manta
danças primitivas, ecos, sonhos,
capitães de mar nenhum ficam também
debaixo da manta a razão de ser da literatura,
definir poesia é dar as mãos
Só a gente e paisagem não desce para baixo da manta da razão
E as mãos aquecem agora mais

Nuno Brito
(Nuno Brito nasceu no Porto em 1981)

sábado, janeiro 07, 2012

Uma tarde com a pintura de Mestres

Foi ontem, na exposição de Natureza Morta da Gulbenkian.
É  uma grande emoção estar em frente de originais  de tantos dos meus mais queridos pintores.

Uma amostra...

Critérios...

Estado poupou 2.3 milhões em refeições escolares...
Gostaríamos de saber quanto poupou nos lautos banquetes que ofereceu...

domingo, janeiro 01, 2012

"Tão bom..."

CANÇÃO DO DIA DE SEMPRE

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

Mario Quintana

Com o agradecimento à Amélia Pais

sexta-feira, dezembro 30, 2011

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Então, Senhor Ministro, estas áreas curriculares não eram "estruturantes" ?

Área de Projeto?  Formação Cívica? Meios para iniciativas extra-curriculares tais como os Clubes Escolares?
Uma escola que dê aos alunos os saberes científicos, que informe... Ninguém contesta isso. Mas onde fica aquela componente de vertente essencialmente formativa? Onde ficam aquelas vivências escolares tão marcantes na formação das crianças e adolescentes, que tantos professores proporcionam (proporcionavam)?

Segue um pequeno exemplo que recebi como prenda de Natal...


O livro
O CD





















«Olá! Somos a turma do 5º D da Escola EB2,3 de Beiriz.
Vimos apresentar-vos oito canções originais da nossa autoria e do nosso professor de Educação Musical e Área de Projeto (...)
Quando tivermos mais tempo, mais espaço e mais apoio, iremos concerteza fazer muito melhor, mas não quisemos deixar de partilhar convosco o grande momento que vivemos.
Este trabalho é fruto do tema "Charcos com vida", desenvolvido nas aulas de Área de Projeto (...)
Desse primeiro livro foi extraído um segundo, contendo apenas a componente artística de que este CD áudio faz parte e a que demos o título "Peixe de papel". O seu nome representa o nosso primeiro momento poético e musical e tudo o que através dele agora vos dedicamos.»

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Imprescindível: A verdade histórica da crise.

A História que é indispensável conhecer, desde décadas do século passado até à actual crise. Muito sinteticamente, eu chamar-lhe-ia a "História da ganância e da corrupção na 'indústria' financeira".

Tinha colocado o vídeo, mas foi retitado do YouTube. Entretanto, um amigo enviou-me outro kink.

Duração de hora e meia...Vale a pena aproveitar um serão de fim de semana (ou destas férias no caso dos professores) para ver o vídeo. Legendado em Português.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Em jeito de votos de Natal e Novo Ano

Para todos os amigos...

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
- ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...


[Mario Quintana; Nova Antologia Poética, 1998]

sábado, dezembro 17, 2011

Vídeo histórico censurado

Era um vídeo de hora e meia. Era a História que é indispensável conhecer, desde décadas do século passado até à actual crise. Muito sinteticamente, eu chamar-lhe-ia a "História da ganância e da corrupção financeiras".

O link era este:
http://vimeo.com/25142692. Agora lê-se: "Sorry, "Inside Job / Trabalho Interno (2010) Legendado PT" was deleted at 11:31:38 Wed Dec 14, 2011. We have no more information about it on our mainframe or elsewhere."

Descrevia nomeadamente (e identificadamente) a corrupção na indústria financeira.
Tinha tirado brevíssimas notas do final, o que não é nada, mas é só o que posso deixar:

"Durante dácadas o sistema financeiro americano foi estável e seguro. Mas a situação mudou. (...) A indústria financeira virou as costas à sociedade. Corrompeu o nosso sistema político e mergulhou a economia mundial na crise. (...) Com um custo enorme, evitaremos o desastre. Mas os homens e instituições que causaram a crise ainda estão no poder.  E isso precisa mudar. Eles dirão que precisamos deles e que o que fazem é muito complicado para que entendamos. Eles dirão que não acontecerá de novo. Gastarão biliões lutando contra a reforma.
Não será fácil, mas valerá a pena lutar."




quinta-feira, dezembro 08, 2011

Contrastes

Senhor Ministro Vitor Gaspar, não consegue criar um espacinho na sua cabeça repleta de números para ao menos um minuto por dia pensar também nas pessoas e revelar alguma sensibilidade?
Senhor Primeiro Ministro, não lhe ocorre reservar ao menos um minuto por dia para ponderar na sua subserviência à ditadura de Merkel e Cª, cujas consequências o levarão ao "orgulho" fugaz de cumpridor mais do que zeloso até ao dia em que, deixando o país na pobreza e miséria, outros terão que o tentar levantar com as dificuldades extremamente acrescidas pelos seus erros, que a História julgará? Protegendo os poderosos do nosso país, não lhe ocorre a palavra Moral e alguma sensibilidade para com aquele povo que tem direito à sobrevivência?

Contrastes de sensibilidades
Com o agradecimento ao Professor Álvaro Gomes


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ADENDA
Este vídeo foi "travado" - métodos modernos a substituirem o  "lápis azul"  de triste memória.. Comentários para quê?

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Mas o nosso governo "ama" essa senhora...

«(...) Embora ainda há pouco tempo contássemos, para citar o poeta alemão Hölderlin, que "onde há perigo, cresce também a salvação", está agora a aparecer no horizonte uma contrarrealidade nova: onde há salvação, cresce também o perigo. De imediato, insinuou-se na cabeça das pessoas uma questão nervosa: as medidas tomadas para salvar o euro estarão a acabar com a democracia europeia? Será que a UE "resgatada" está a deixar de ser uma União Europeia, tal como a conhecemos, e a tornar-se um IE, um Império Europeu com selo alemão? Esta crise interminável estará a parir um monstro político? (destaque meu)
Não há muito, era comum falar-se em termos depreciativos sobre a dissonância dentro da União Europeia. Agora, de repente, a Europa tem um único telefone: toca em Berlim e, de momento, pertence a Angela Merkel.(...)»

Ulrich Beck (sociólogo alemão) in The Guardian, 1Dez2011

quarta-feira, novembro 30, 2011

Nas mãos dos professores - provocações à reflexão I

Nota prévia
Os professores estão tristes, como triste está o país. Mas a força do ser humano reside em não desistir. E as nossas crianças e adolescentes precisam de quem não desista deles.
Derrotismo e individualismo abafam a consciência do poder que têm os professores em união e colaboração. Tal como boas medidas políticas para a Educação nenhum efeito teriam sem os professores, também as medidas que desprezam as crianças e jovens sem possibilidade de prescindir da Escola Pública não têm, por si, o poder de impedir o papel do professor e a sua relação com os alunos na sala de aula.
Como  todos os que trabalham, os professores sofrem o roubo prepotente de direitos remuneratórios e o agravamento das condições de exercício da profissão. Mas há duas maneiras de enfrentar as dificuldades. Uma é cada um fechar-se em si mesmo numa rotina entediante dos dias feitos dos gestos obrigatórios; outra é não abdicar da ação que dá sentido à vida e à esperança.
Mais que nunca, os professores que não desistem dos seus alunos são, para as crianças e adolescentes, os imprescindíveis. 

Provocações à reflexão - I