terça-feira, julho 19, 2011

"Exames! - disse ele"

Exames! - disse ele". Exames para professores. Exames para alunos do 9º e do 12º ano.. Exames para alunos do 6º e, já agora, do 4º ano.
Não negamos as virtualidades dos exames. Mas se a receita se fica por aí, a educação rapidamente cederá à "explicacite" nacional. Será que é esta a nova taumaturgia educacional, nova pomada santa jibóia de aplicação universal?
Não é, por isso, com agrado, que aqui lembramos a Nuno Crato que "há mais vida para além do 'eduquês' ". (*pp 47-48)
(...) um capítulo-talismã, uma proposta-pérola: os exames, a obsessão central de toda a sua obra. Mas, aguerrrido na sua batalha, Nuno Crato seguramente dispõe de generais. Vejamos quais.
Convoca  (..., ...,...,..................)? Não. Etc., etc., etc.
Refere Nuno Crato algum outro investigador que, seriamente, se ocupe da problemática da avaliação? Das suas vantagens? Dos seus limites? Dos seus riscos? Das suas virtudes? Não refere um único. Nem uma só palavra sobre um único (insistimos) dos problematizadores da avaliação. É no mínimo paradoxal que o capítulo quarto, justamente sobre A polémica dos exames, tenha como bibliografia de fundamentação uns quantos textos de jornal. Não será escandaloso de mais para poder ser verdade?
(...) Mas essa é uma atitude própria da ciência ou da doxa? É uma busca ou é uma ? Ao não analisar um único teórico da avaliação, um único teórico da docimologia, um único analista dos testes e suas metamorfoses, Nuno Crato deixa na sombra toda a complexíssima problemática que subjaz à sua proposta.
Estas questões são estudadas, há décadas, por gente que não é nem menos séria, nem menos rigorosa, nem menos exigente que o Professor Crato. Não são questões fáceis, como pode parecer de algumas antinomias simplistas; nem são o restolho de ideologias. São conquistas civilizacionais. E são estudos longitudinais, reflectidos, cientificamente irrepreensíveis. (*pp 52-54)
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(*) Álvaro Gomes (2006). Blues pelo Humanismo Educacional? Edições Flumen.

2 comentários:

Paulo G. disse...

Isabel, que tal identifi9car um ou dois especialistas em avaliação e exames?

IC disse...

Paulo, copio o que deixei em (......) do excerto de Álvaro Gomes:
"Convoca Sttufflebeam e Shinkfield? Não. Metfessel e Michael? Não. Suchman? Não. Parlett e Hamilton? Não. Scriven? Não. Wittrock? Não. Tenbrinck? não. Crahay? Não. De Bal...? Não. De Landsheere...? Não. De Ketele? Não. Cardinet? Não. Linda Allal? Não. Huberman? Não. Maccario? Não. Scallon? Não. Schoer? Não. Simpson? Não. Weiss? Não. Abrecht? Não. Figari? Não. Etc., etc., etc."

Logo a seguir ao excerto que publiquei, o autor escreve:
"Refere-se Nuno Crato, uma só vez, a.........?" com nova lista de nomes, mas aqui Á.G. acrescenta "obras-referência da investigação em educação" e pergunta se NC desmonta ou rebate alguma, mas não continuei a transcrição por ser de âmbito mais geral (educação) e não específica da avaliação.
Paulo, deixo o link para o livro na Wook:
AQUI