Deixo mais abaixo uma homenagem para os professores (e são muitos) que continuam dedicados aos seus alunos fazendo deles a sua grande prioridade profissional, considerando que o seu papel primordial é na sala de aula investindo em métodos e estratégias estimulantes, motivadores e geradores, tanto quanto possível, de real sucesso para todos, ao mesmo tempo que assim contribuem também para minorar a indisciplina.
Entretanto, o título deste post não é inocente. Não é o meu blogue que me importa, mas já me importa a blogosfera docente, a qual poderia ter um importante papel de cooperação, partilha e enriquecimento. Salvaguardando excepções, poucas mas fantásticas, a sala de aula pouco parece existir. Contudo, é na sala de aula que os professores podem ser decisivos para a Educação e a Aprendizagem, para a Formação e o Futuro das crianças e jovens. Até porque a classe docente pode falar muito da política educativa perniciosa para o sucesso escolar dos alunos da Escola Pública, mas, sendo dificilmente mobilizável para a luta, ainda o é menos para a luta contra as condições degradadas e contra as medidas directamente lesivas dos alunos, ou pela reivindicação de medidas que verdadeiramente (e não falsa e demagogicamente motivada pelo economicismo e pela apresentação de estatísticas enganadoras) contribuam para uma formação de qualidade e para um sucesso real dos mesmos.
Entretanto, o título deste post não é inocente. Não é o meu blogue que me importa, mas já me importa a blogosfera docente, a qual poderia ter um importante papel de cooperação, partilha e enriquecimento. Salvaguardando excepções, poucas mas fantásticas, a sala de aula pouco parece existir. Contudo, é na sala de aula que os professores podem ser decisivos para a Educação e a Aprendizagem, para a Formação e o Futuro das crianças e jovens. Até porque a classe docente pode falar muito da política educativa perniciosa para o sucesso escolar dos alunos da Escola Pública, mas, sendo dificilmente mobilizável para a luta, ainda o é menos para a luta contra as condições degradadas e contra as medidas directamente lesivas dos alunos, ou pela reivindicação de medidas que verdadeiramente (e não falsa e demagogicamente motivada pelo economicismo e pela apresentação de estatísticas enganadoras) contribuam para uma formação de qualidade e para um sucesso real dos mesmos.
Para todos os professores/educadores a que me referi no início:
A Flower for the Teacher
Winslow Homer, A Flower for the Teacher
7 comentários:
Ainda não baixei os braços, mas falta pouco. Beijinhos, Isabel. Levarei uma pétala...
Obrigada!
Por sinal, gosto bastante de a ler. Obrigada também por isso.
Ana Paula (prof.ª do grupo de Filosofia)
Cheguei hoje através do blog de um amigo. Gostei do que li!
Estarei te visitando mais vezes!
Beijos,
Lu
Olá, cara menina.
De uma assentada, li os teus post todos, ouvindo o magnífico Il Silenzio, e regozijo-me com este teu novo fôlego. Os tempos têm sido de ocupação, como imaginarás...
Bjo amigo
Obrigada pelas vossas visitas e vossos comentários. Bom ano lectivo!
Olá amigo Tsiwari
Fôlego... eu é que pergunto como é que ainda te sobra fôlego para leres alguns posts de uma assentada! Obrigada!
Não sei, mas calculo que também te tenha calhado um mega-agrupamento... Fico arrepiada só de pensar nessa coisa de loucos!
**********************
Sweet IC - respondi-te, lá no 4thefun : "Felizmente, ainda não entrei nessa vertigem alucinante. Temo o dia mas vou-me habituando ao Carpe Diem - nada é garantido nos dias que correm. E, em educação, sem serenidade, tranquilidade e algum estabilidade nada se faz, parece-me."
Espero que se "toquem" a tempo (antes de chegar a minha vez, pelo menos!) os decisores destas coisas - nem todos os fatos servem a toda a gente.
Enviar um comentário