sábado, outubro 11, 2008

A minha neta e o ábaco

A minha neta Inês (10 anos) mostrou-me um ábaco no seu livro de Matemática e lembrei-me que tinha um arrumado algures cá em casa. Ela quis logo que eu o procurasse e achei-o.


Estivemos a brincar com ele, nas contas ficámos na subtracção porque entretanto a mãe veio buscá-la. Fez quatro ou cinco subtracções e a última já fez num instante. Nada de papel e lápis nem de calculadora, cálculo mental também não que este de hoje seria muito difícil para ela.
Quando se foi embora, o último resultado ficou no ábaco. Pedira-lhe para subtrair 714 a...

(1 124 630)

Ora descubra o leitor como fazer! Lembre-se de que cada haste tem 10 peças. A Inês fez - vê-se abaixo o resultado que deixou - e ao leitor eu dou 20 segundos para pensar como, e já é muito pois li algures que alunos chineses fazem cálculos no ábaco em menos tempo do que levam os nossos a digitar os números no teclado da calculadora.

O leitor descobriu em menos de 20 segundos como fazer? Ora confesse... ;)

3 comentários:

henrique santos disse...

Confesso que não. Só com a pergunta e a limitação de tempo entrei logo em crise...

Marina disse...

IC, tambem nao consegui... :-(
Aco que mesmo com todo o tempo do Mundo nao sei se sou capaz de fazer...
Como se faz?
Agora fiquei curiosa...

Beijinhos e boa semana!

IC disse...

Fui muito mázinha com os 20 segundos, que ver as fotos sem poder manipular as peças é difícil :)
Vou explicar no exemplo dado: 1 124 630 - 714 = 1 123 916
É algo semelhante à subtracção feita à mão. Começamos pela ordem das unidades: queremos subtrair 4, mas não há peças nessa haste. Então, tiramos uma da haste das dezenas, o que implica pôr todas as dez na das unidades. Destas tiramos as 4, e fica o 6 na ordem das unidades do resultado. Depois, há que tirar 1 das dezenas, e sobra 1. Depois, finalmente, há que tirar 7 das centenas. Na 3ª haste só há 6, tiramos essas, depois tiramos 1 dos milhares o que implica pôr 10 nas centenas. Destas tiramos 1 que faltava tirar. E pronto, o resto à esquerda dos milhares fica igual.

Marina, se não te esqueceste de voltar aqui a ler a minha resposta, diz se fui clara, senão ainda tenho insuficiente na avaliação de desempenho ;))))