sábado, julho 05, 2008

;o) Avaliações (Opinião controversa, mas eu até concordo)

"Sempre deve haver avaliações. Um professor de piano que ouve um aluno seu interpretando uma peça está constantemente avaliando. Ele avalia para corrigir a performance, para que a performance fique melhor. Agora, avaliar para atribuir um número, nota, ao aluno, isso é estúpido."
Rubem Alves (Em entrevista aqui)

4 comentários:

tsiwari disse...

Seria o ideal... ***

Madalena disse...

Eu não me importo de ser avaliada. Não quero é ser avaliadora. Vou sofrer muito se tiver de o fazer. Beijinhos e bom sábado Isabel!

Pedro disse...

É inevitável que haja uma nota. Desde que não existam cotas e que a avaliação seja séria e imparcial, ninguém tem de ter medo de que à sua avaliação esteja inerente uma nota...

IC disse...

Pedro, como disse o Tsiwari, seria uma situação ideal. Ora, o nosso sistema de ensino está muito, muito longe de ser ideal, claro que não seria sensato aplicar à letra a opinião de Rubem Alves. Mas ela vale pelo acento na avaliação formativa, e esse acento é importante, e até muito oportuno se pensarmos na avaliação dos professores, em que o modelo actual arrisca tirar espaço e clima para a avaliação formativa.