sábado, março 01, 2008

No dia 8 participarei porque...

...porque quero uma Escola Pública que proporcione aos meus netos e a todas as crianças e adolescentes - e em igualdade de oportunidades - Ensino e Educação de qualidade. Para isso, quero que as reformas necessárias no Sistema Educativo sejam preparadas e implementadas:

- com objectivos transparentes,


- com o respeito pela mais alta prioridade do trabalho dos professores, que é o trabalho para e com os alunos,

- sem medidas precipitadas, cuja pressa origina, para além de atropelos e contradições legais, a desestabilização do funcionamento das escolas pelo lançamento de profundas mudanças com os anos lectivos já a decorrerem.

Quero, sim, uma Escola Pública exigente quanto à formação/competência dos docentes, para o que a avaliação dos mesmos deve concorrer e é necessária, mas uma avaliação de desempenho mediante um processo formativo, estimulante, credível, justo e exequível, e não um processo burocratizado e absorvente do tempo dos docentes e dos orgãos de gestão das escolas, inevitavelmente desviante da mais alta prioridade acima referida.

Quero, sim, o que contribua para o verdadeiro sucesso educativo, sem escamoteamento desse objectivo por urgências em melhorar resultados estatísticos quaisquer que sejam os significados destes e custe o que custar, mesmo que esse custo, na verdade, venha a recair na Educação e no Futuro dos alunos, seja por facilitismo, seja por economicismo e deterioração das condições de trabalho dos professores, nomeadamente condições de tempo e exequibilidade, de colaboração, de estímulo e de respeito,
e também de salvaguarda de uma gestão democrática.

3 comentários:

tsiwari disse...

A menos dos (meus) netos - não sei se os terei - concordo em absoluto e lá estarei.


***

Anónimo disse...

Até amanhã, Isabel.
Espero conhecer-te.
Irei vestida c/ 1 camisola preta com uns bordados brancos.
Levarei a pasta da m/ Escola a tiracolo. A parte da frente é em azul forte e tem uma flor de croché em salmão e castanho.
***

IC disse...

Até amanhã :)
Em princípio (depende do tempo) irei vestida para os castanhos com uma túnica, sobre a camisola e calças, às riscas castanho e beige, assim tipo de grávida (mas não estou à espera de... neto lol)
Duvido que consigamos encontro naquela multidão, mas levo os vossos nºs de tele e vou usá-los para tentar.