sexta-feira, dezembro 30, 2011

quinta-feira, dezembro 29, 2011

Então, Senhor Ministro, estas áreas curriculares não eram "estruturantes" ?

Área de Projeto?  Formação Cívica? Meios para iniciativas extra-curriculares tais como os Clubes Escolares?
Uma escola que dê aos alunos os saberes científicos, que informe... Ninguém contesta isso. Mas onde fica aquela componente de vertente essencialmente formativa? Onde ficam aquelas vivências escolares tão marcantes na formação das crianças e adolescentes, que tantos professores proporcionam (proporcionavam)?

Segue um pequeno exemplo que recebi como prenda de Natal...


O livro
O CD





















«Olá! Somos a turma do 5º D da Escola EB2,3 de Beiriz.
Vimos apresentar-vos oito canções originais da nossa autoria e do nosso professor de Educação Musical e Área de Projeto (...)
Quando tivermos mais tempo, mais espaço e mais apoio, iremos concerteza fazer muito melhor, mas não quisemos deixar de partilhar convosco o grande momento que vivemos.
Este trabalho é fruto do tema "Charcos com vida", desenvolvido nas aulas de Área de Projeto (...)
Desse primeiro livro foi extraído um segundo, contendo apenas a componente artística de que este CD áudio faz parte e a que demos o título "Peixe de papel". O seu nome representa o nosso primeiro momento poético e musical e tudo o que através dele agora vos dedicamos.»

segunda-feira, dezembro 26, 2011

Imprescindível: A verdade histórica da crise.

A História que é indispensável conhecer, desde décadas do século passado até à actual crise. Muito sinteticamente, eu chamar-lhe-ia a "História da ganância e da corrupção na 'indústria' financeira".

Tinha colocado o vídeo, mas foi retitado do YouTube. Entretanto, um amigo enviou-me outro kink.

Duração de hora e meia...Vale a pena aproveitar um serão de fim de semana (ou destas férias no caso dos professores) para ver o vídeo. Legendado em Português.

quinta-feira, dezembro 22, 2011

Em jeito de votos de Natal e Novo Ano

Para todos os amigos...

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
- ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...


[Mario Quintana; Nova Antologia Poética, 1998]

sábado, dezembro 17, 2011

Vídeo histórico censurado

Era um vídeo de hora e meia. Era a História que é indispensável conhecer, desde décadas do século passado até à actual crise. Muito sinteticamente, eu chamar-lhe-ia a "História da ganância e da corrupção financeiras".

O link era este:
http://vimeo.com/25142692. Agora lê-se: "Sorry, "Inside Job / Trabalho Interno (2010) Legendado PT" was deleted at 11:31:38 Wed Dec 14, 2011. We have no more information about it on our mainframe or elsewhere."

Descrevia nomeadamente (e identificadamente) a corrupção na indústria financeira.
Tinha tirado brevíssimas notas do final, o que não é nada, mas é só o que posso deixar:

"Durante dácadas o sistema financeiro americano foi estável e seguro. Mas a situação mudou. (...) A indústria financeira virou as costas à sociedade. Corrompeu o nosso sistema político e mergulhou a economia mundial na crise. (...) Com um custo enorme, evitaremos o desastre. Mas os homens e instituições que causaram a crise ainda estão no poder.  E isso precisa mudar. Eles dirão que precisamos deles e que o que fazem é muito complicado para que entendamos. Eles dirão que não acontecerá de novo. Gastarão biliões lutando contra a reforma.
Não será fácil, mas valerá a pena lutar."




quinta-feira, dezembro 08, 2011

Contrastes

Senhor Ministro Vitor Gaspar, não consegue criar um espacinho na sua cabeça repleta de números para ao menos um minuto por dia pensar também nas pessoas e revelar alguma sensibilidade?
Senhor Primeiro Ministro, não lhe ocorre reservar ao menos um minuto por dia para ponderar na sua subserviência à ditadura de Merkel e Cª, cujas consequências o levarão ao "orgulho" fugaz de cumpridor mais do que zeloso até ao dia em que, deixando o país na pobreza e miséria, outros terão que o tentar levantar com as dificuldades extremamente acrescidas pelos seus erros, que a História julgará? Protegendo os poderosos do nosso país, não lhe ocorre a palavra Moral e alguma sensibilidade para com aquele povo que tem direito à sobrevivência?

Contrastes de sensibilidades
Com o agradecimento ao Professor Álvaro Gomes


_________
ADENDA
Este vídeo foi "travado" - métodos modernos a substituirem o  "lápis azul"  de triste memória.. Comentários para quê?

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Mas o nosso governo "ama" essa senhora...

«(...) Embora ainda há pouco tempo contássemos, para citar o poeta alemão Hölderlin, que "onde há perigo, cresce também a salvação", está agora a aparecer no horizonte uma contrarrealidade nova: onde há salvação, cresce também o perigo. De imediato, insinuou-se na cabeça das pessoas uma questão nervosa: as medidas tomadas para salvar o euro estarão a acabar com a democracia europeia? Será que a UE "resgatada" está a deixar de ser uma União Europeia, tal como a conhecemos, e a tornar-se um IE, um Império Europeu com selo alemão? Esta crise interminável estará a parir um monstro político? (destaque meu)
Não há muito, era comum falar-se em termos depreciativos sobre a dissonância dentro da União Europeia. Agora, de repente, a Europa tem um único telefone: toca em Berlim e, de momento, pertence a Angela Merkel.(...)»

Ulrich Beck (sociólogo alemão) in The Guardian, 1Dez2011