sexta-feira, outubro 26, 2007

A escola básica com os piores resultados nacionais em Português

ou

De acordo com a notícia, terá sido a escola básica com piores resultados na disciplina de Português. Mas, como também nos revela a mesma notícia (ler aqui), o trabalho por ela realizado é frutífero e exemplar.
Este é um pequeno exemplo do que as estatísticas não mostram. Mas o que interessa mostrar ao público, neste momento da febre de números que ameaça contagiar também professores, não parece ser a realidade que está por detrás das estatísticas, menos ainda o trabalho abnegado e persistente de muitos dos docentes que trabalham em contextos sociais altamente desfavorecidos. O que se impinge, em primeiras páginas, são os rankings a enaltecerem escolas para elites abastadas e seleccionadas - escolas privadas, claro.

8 comentários:

José Manuel Dias disse...

Uma análise interessante...mas sobre o ranking das Escolas que opinião tem? Vantagens e desvantagens. Abraço

Anónimo disse...

E no ranking ninguém se debruça sobre estes assuntos.
Parabéns.
Olinda

IC disse...

O José Manuel Dias pergunta-me a opinião que tenho sobre o ranking das escolas. Penso que não é a sua divulgação em si mesma que causa danos, mas sim o facto de essa divulgação não ser acompanhada por uma análise de dados que permita à opinião pública discernir factores que muito influenciam os posicionamentos das escolas no dito ranking - factores que muitas vezes nada têm a ver com a qualidade do trabalho realizado nas respectivas escolas e com o que estas conseguem em contextos muito diferentes, alguns muito adversos. É a omissão do que está por detrás das estatísticas que é lamentável, perniciosa e mesmo injusta e até desmoralizadora para muitas escolas. Julgo que o exemplo que trouxe no meu post mostra isso. Como disse a Olinda, divulga-se o ranking, mas não há um debruçar sobre as diversas situações que ficam escondidas pelas meras estatísticas, o que pode fazer com que tenham mais efeitos perversos do que benéficos.

Anónimo disse...

... (suspiro)

Anónimo disse...

Http://www.saladosprofessores.com
Descrição: O maior portal para professores de Portugal. Se é professor, junte-se à nossa comunidade e participe no fórum com milhares de outros colegas!

Anónimo disse...

Http://www.saladosprofessores.com
Descrição: O maior portal para professores de Portugal. Se é professor, junte-se à nossa comunidade e participe no fórum com milhares de outros colegas!

«« disse...

Olá querida Isabel, como andas? bem escrito e pertinente, mesmo aqueles numeros podem ter outro tipo de leituras. Achei giro ouvir o senhor Socrates a defender a escola publica contra o cheque escola eh eh eh, será que o ele fez contas ao cheque e viu que ainda pagava mais, ou fez contas às sondagens e viu que mesmo asssimainda somos uns 400 mil na profissão e era importante vir cá sacar uns votitos? eh eh eh muito giro

Anónimo disse...

Também à comunicação social só interessa diminuir a escola pública.Faz o seu papel..