sexta-feira, abril 22, 2011

25 de Abril: Aos avós da "geração à rasca"

Àqueles cujas pernas já não permitem 'sair à rua', mas que têm as memórias vivas, a voz que sabe contar contos verdadeiros e as mãos que pegam na caneta e escrevem...
A mais importante forma de comemorarem o 25 de Abril impõe-se neste momento... Usai-a!
Contem o que foi viver sem liberdade e democracia. Contem como foram as diferentes formas de consciencializar e lutar. Contem que custa (re)conquistar, mas quanto vale a pena. Contem sobretudo que esses valores preciosos não se defendem a olhar para os umbigos e digam quanto é urgente... tão urgente!... defender e, quiçá, reconquistá-los. Digam, e digam, e digam aos netos "geração à rasca" quanto e como têm o dever de cumprir hoje o seu papel para preservar um legado que outros lhes deixaram, e como muitos deram até a vida para lho deixarem, para o deixar aos filhos e netos. Contem!


Era preciso agradecer às flores

Terem guardado em si,

Límpida e pura,

Aquela promessa antiga

De uma manhã futura.

Sophia de Mello Breyner Andersen (Obra poética)

5 comentários:

Amélia disse...

Amiga: vou enviar-lhe uma série de crónicas,feitas por mim para alunos da minha escola, creio que nos 20 anos do 25 de abril, intitulada «Memórias do antigamente»- publiquei-as também no meu barco de flores, sob a etiqueta coisas minhas - mas creio que das coisas mais antigas- talvez ainda 2005 ou 2006

IC disse...

Amiga Amélia, vou imprimir e mandar encapar as suas preciosas crónicas, em duplicado. Para os meus dois netos portugueses (as outras duas são suiças e não sabem ler português). O mais velho vai recebê-las como prenda de aniversário no próximo Dezembro, em que fará 18 anos. Para a mais nova, a prenda ficará guardada também para os seus 18 anos - ainda faltam seis mas, se eu não chegasse até lá, recebê-las-ia como legado.
Eles sabem o valor da liberdade, sabem como era antes do 25 de Abril, por isso as guardarei para os seus 18 anos.
Muito obrigada. Embora eu saiba contar contos verdadeiros, estas suas crónicas farão um livrinho precioso.
Um abraço.

Luisa Moreira disse...

Para as avós que continuam a lutar...
:))

OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Bertold Brecht

Boa Páscoa para toda a família

IC disse...

Obrigada, Luísa.
Renovo os votos de Boa Páscoa para si e toda a sua família :)

arte por um canudo 2 disse...

Força Isabel..Os valores do 25 de Abril deviam perdurar em todos. O problema é que muitos não sentiram o antes, alguns porque alinharam com o regime e outros souberam-no evitar, os outros porque não lhes fizeram ver o que realmente foi o regime e agora julgam que isto é uma brincadeira.Cerrar fileiras e estar atento é o que se exige ao movimento democrático.Gr. abraço.