segunda-feira, abril 12, 2010

Compartilhando a arte e o ensinamento ao desapego

É um trabalho impressionante o dos monges budistas, que fazem as mandalas de sal colorido.
Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que exijam o maior esforço e sejam imagem da perfeição.

A lição pretende ser essa. A de encarar o quotidiano sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for. Nada é mais certo do que a incerteza.

"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa tudo muda, todas as coisas mudam, (tudo flui, nada persiste, nada continua da forma que é) - e ele usava como metáfora filosófica a idéia de que, ao pôr os pés num rio, um milésimo de segundo depois, já não era a mesma água que os tocava, não era o mesmo rio.

A importância do desapego que o ritual da Mandala mostra, facilita entender que nada de facto nos pertence, que um segundo pode ser a eternidade e que toda mudança tem sua razão de ser.


(Recebido no mail)

4 comentários:

Fátima André disse...

Bom dia Isabel =)
É excelente esta reflexão de vida. Como seria bom se conseguissemos ser menos apegados aos bens terrenos...
Beijinhos e boa semana.

Isabel Preto disse...

Gostei da ideia e, como venho desesperada deste recomeço com os Percursos, fiquei com esperança da mudança! Se tiveres ideia de algum Projecto que se relacione com o Português, avisa. É que com o 6ºJ estão mesmo a faltar-me ideias! Só penso no que fazer durante 50 horas, que os motive e lhes ensine algo de útil! A escola a eata turma nada lhes diz...
Jinhos

IC disse...

Isabel, é-me difícil ter ideias relacionadas com o Português visto não ter sido a minha disciplina. Só estou a lembrar-me de um projecto e de um tipo de actividade:
a) Projecto: Criarem um livro colectivo ou livros de grupo em que cada um contribuiria com um texto ilustrado. A publicação na net costuma ser motivadora para os alunos, e a ilustração poderia vir da colaboração da EV ou da procura de imagem na net. Trata-se do Titatok, onde te inscreverias gratuitamente. Não é preciso escrever em Inglês, o exemplo que te deixo foi ao acaso só para veres o género (clicando, as páginas vão mudando). Está aqui.

b)O velhinho programa HotPotatoes é simples, intuitivo de usares e fazes o download grátis, havendo até a versão em Português. Tem cinco tipo de actividades e é motivador porque dá automaticamente a pontuação obtida pelos alunos, o que para eles tem logo carácter de jogo. Uma das actividades são palavras cruzadas que o programa organiza automaticamente, dando, por exemplo, para sinónimos ou outros conteúdos; outro tipo é de completação de palavras em espaços que ficam em branco em frases.
Levando demasiado tempo a meteres nos computadores dos miúdos o exercício-jogo que levas preparado numa pen, podes projectar e organizar um esquema de regras de jogo na turma, com pontuações no quadro por pequenos grupos.
Não sei se algum destes recursos te interessa (deve haver muitos outros), mas tudo o que meta computador ou publicação costuma motivar os alunos, e, no tipo jogo, podem ser prometidos mais se trabalharem no habitual da aula - género recompensa.
Beijinhos e não desanimes. Aliás, o problema da motivação não deveria ficar a cargo de um professor para a sua disciplina, mas sim serem "inventados" projectos pelo conselho de turma.

Isabel Preto disse...

Obrigada, Isabel!
Por acaso, tinha pensado num livrinho de turma, mas o 6ºJ tem tanta dificuldade a escrever, que não é fácil...Na turma K, vamos trabalhando...com o J, todos os 15 dias nos reunimos, todos se queixam, mas todos cruzam os braços e ninguém adianta nada, muito menos parcerias, o que seria óptimo.
Vou tentar algo desse género, nem que seja copiar histórias e ilustrar à maneira deles, como pesquisa, pois nunca vi turma igual, garanto. Para cúmulo é das poucas salas sem net...parece que se esquecem de ir lá configurar! Estou farta de pedir...nas outras há, ali não! Sabes, acho que a turma também se desmotivou, porque a maioria dos professores lhes mostrou claramente que também desistiu deles! O facto de nas salas ao lado haver net e na deles não...é uma das razões...Ainda hoje voltei a recordar isso ao colega responsável pela configuração...veremos.
Obrigada e beijos grandes.