É um trabalho impressionante o dos monges budistas, que fazem as mandalas de sal colorido.
Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que exijam o maior esforço e sejam imagem da perfeição.
A lição pretende ser essa. A de encarar o quotidiano sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for. Nada é mais certo do que a incerteza.
"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa tudo muda, todas as coisas mudam, (tudo flui, nada persiste, nada continua da forma que é) - e ele usava como metáfora filosófica a idéia de que, ao pôr os pés num rio, um milésimo de segundo depois, já não era a mesma água que os tocava, não era o mesmo rio.
A importância do desapego que o ritual da Mandala mostra, facilita entender que nada de facto nos pertence, que um segundo pode ser a eternidade e que toda mudança tem sua razão de ser.
Feitas com o maior cuidado e com a maior dedicação, são desmanchadas logo depois de prontas para demonstrar a transitoriedade das coisas na vida, mesmo que exijam o maior esforço e sejam imagem da perfeição.
A lição pretende ser essa. A de encarar o quotidiano sempre prontos para começar tudo de novo, se preciso for. Nada é mais certo do que a incerteza.
"Panta Rei" é uma expressão do pensador Heráclito, que significa tudo muda, todas as coisas mudam, (tudo flui, nada persiste, nada continua da forma que é) - e ele usava como metáfora filosófica a idéia de que, ao pôr os pés num rio, um milésimo de segundo depois, já não era a mesma água que os tocava, não era o mesmo rio.
A importância do desapego que o ritual da Mandala mostra, facilita entender que nada de facto nos pertence, que um segundo pode ser a eternidade e que toda mudança tem sua razão de ser.
(Recebido no mail)
4 comentários:
Bom dia Isabel =)
É excelente esta reflexão de vida. Como seria bom se conseguissemos ser menos apegados aos bens terrenos...
Beijinhos e boa semana.
Gostei da ideia e, como venho desesperada deste recomeço com os Percursos, fiquei com esperança da mudança! Se tiveres ideia de algum Projecto que se relacione com o Português, avisa. É que com o 6ºJ estão mesmo a faltar-me ideias! Só penso no que fazer durante 50 horas, que os motive e lhes ensine algo de útil! A escola a eata turma nada lhes diz...
Jinhos
Isabel, é-me difícil ter ideias relacionadas com o Português visto não ter sido a minha disciplina. Só estou a lembrar-me de um projecto e de um tipo de actividade:
a) Projecto: Criarem um livro colectivo ou livros de grupo em que cada um contribuiria com um texto ilustrado. A publicação na net costuma ser motivadora para os alunos, e a ilustração poderia vir da colaboração da EV ou da procura de imagem na net. Trata-se do Titatok, onde te inscreverias gratuitamente. Não é preciso escrever em Inglês, o exemplo que te deixo foi ao acaso só para veres o género (clicando, as páginas vão mudando). Está aqui.
b)O velhinho programa HotPotatoes é simples, intuitivo de usares e fazes o download grátis, havendo até a versão em Português. Tem cinco tipo de actividades e é motivador porque dá automaticamente a pontuação obtida pelos alunos, o que para eles tem logo carácter de jogo. Uma das actividades são palavras cruzadas que o programa organiza automaticamente, dando, por exemplo, para sinónimos ou outros conteúdos; outro tipo é de completação de palavras em espaços que ficam em branco em frases.
Levando demasiado tempo a meteres nos computadores dos miúdos o exercício-jogo que levas preparado numa pen, podes projectar e organizar um esquema de regras de jogo na turma, com pontuações no quadro por pequenos grupos.
Não sei se algum destes recursos te interessa (deve haver muitos outros), mas tudo o que meta computador ou publicação costuma motivar os alunos, e, no tipo jogo, podem ser prometidos mais se trabalharem no habitual da aula - género recompensa.
Beijinhos e não desanimes. Aliás, o problema da motivação não deveria ficar a cargo de um professor para a sua disciplina, mas sim serem "inventados" projectos pelo conselho de turma.
Obrigada, Isabel!
Por acaso, tinha pensado num livrinho de turma, mas o 6ºJ tem tanta dificuldade a escrever, que não é fácil...Na turma K, vamos trabalhando...com o J, todos os 15 dias nos reunimos, todos se queixam, mas todos cruzam os braços e ninguém adianta nada, muito menos parcerias, o que seria óptimo.
Vou tentar algo desse género, nem que seja copiar histórias e ilustrar à maneira deles, como pesquisa, pois nunca vi turma igual, garanto. Para cúmulo é das poucas salas sem net...parece que se esquecem de ir lá configurar! Estou farta de pedir...nas outras há, ali não! Sabes, acho que a turma também se desmotivou, porque a maioria dos professores lhes mostrou claramente que também desistiu deles! O facto de nas salas ao lado haver net e na deles não...é uma das razões...Ainda hoje voltei a recordar isso ao colega responsável pela configuração...veremos.
Obrigada e beijos grandes.
Enviar um comentário