domingo, agosto 09, 2009

Scratch - uma ferramenta também para o professor

Sabemos que o maior interesse do Scratch está na elaboração de projectos pelos próprios alunos, iniciando-os em programação, desenvolvendo o seu raciocínio e a sua criatividade, e também estimulando a persistência em descobrir a solução para problemas que vão tendo para conseguirem o seu objectivo (persistência que se verifica dado o seu entusiasmo por este programa).

Mas o professor, até para aprender a usar o Scratch a fim de guiar os alunos, também pode construir projectos para uso na aula em qualquer disciplina, ou então recorrer a projectos feitos e publicados por professores no Sapo Scratch ou no MIT (aqui, a maioria são em inglês, mas também existem lá projectos com a opção por uma das duas línguas - português ou inglês).
Os alunos podem ver ou jogar no site, ou instalarem o Scratch nos seus computadores e fazer o rápido download de um projecto, o que tem a vantagem de poderem observar o projecto "por dentro" para verem como foi feito.

Apesar de já não ter oportunidade de uso em aulas (mas usarei para a minha neta Inês), ando com o "vício" do Scratch para aprender, e até já me atrevi a escrever em Inglês (com muito uso do tradutor do Google, embora este não seja muito fiável, e com uma ou outra busca em sites de Matemática em Inglês, dado que a mat é
a "minha" disciplina).
No MIT já tenho uma galeria para alunos, ainda só com dois projectos (aqui).

E a minha aventura em duas línguas, acabada ontem, foi esta:


Clicar na imagem para acder
(Lá, clicar na bandeira e depois no idioma)

3 comentários:

3za disse...

Imparável, Isabelinha! Usarei com as crianças... Obrigada por partilhares e pelo teu entusiasmo... ::)
Muitos beijinhos

Madalena disse...

Olá Isabel! Obrigada pela visita. Eu também ando intermitente. Estive no Algarve e voltei. Agora devo ir passar mais uns dias fora. O ano foi muito duro e ainda não me sinto recuperada. Temo pelo que aí vem. Veremos. Não vale a pena sofrer por antecipação. Até lá, tenho mesmo é de aprender esta nova ferramenta. Parece-me difícil, mas se tu dizes que não é, eu confio em ti e atrevo-me. Resto de bom Agosto para ti. Mil beijinhos

Madalena disse...

Olá Isabel! Tens um desafio no "Chora". beijinhos