domingo, setembro 11, 2011

Aos blogues de docentes faço um voto...

Terminou (pelo menos por uns tempos) a história (de demasiadas páginas) da ADD.  Cada professor considerará, consoante o seu ponto de vista, que o final foi feliz, ou assim assim, ou infeliz, ou omisso para que cada um, individual ou coletivamente, o redija. (A mim, parece-me que o final da história, por si, não contém tragédias ou dramas, embora as malfadadas quotas tenham muito que se lhes diga; parece-me também que o muito desejável é organizarem-se as escolas de modo a permitirem tempo e a fomentarem o trabalho colaborativo/formativo)

O voto que deixo aos blogues de docentes é que agora passem a propiciar e partilhar reflexões, em primeiro lugar sobre as aulas, os alunos, e as práticas, ou, nos casos mais vocacionados para outras grandes questões relativas à Escola Pública, que tragam para as postagens as análises, os alertas, as denúncias e a mobilização em torno de políticas que têm sido e continuam a ser perniciosas ou mesmo destrutivas da qualidade da Educação a que todas as crianças e todos os jovens têm direito, bem como o país precisa para ter um futuro digno.
Nessas questões incluo:
- (a recusa de) revisões curriculares desqualificadoras  e feitas por opções economicistas, ainda que publicamente negadas;
- (a exigência de)  melhoria das formações inicial e contínua nos múltiplos casos em que os respectivos cursos e acções são deficientes ou inadequados;
- (a mobilização em torno da) revisão do atual regime de autonomia e gestão das escolas.

4 comentários:

Madalena disse...

Obrigada, Isabel. Ainda estou às voltas com a ADD desaparecida. Ontem foi dia de ler relatórios a eito.... Beijinhos e Bom Domingo!

Isabel Preto disse...

Minha querida Isabel:
~passei só para te dizer que estou bem, só com as minhas duas princesas e ansiosa pelos meus alunos.
Este ano, vou precisar de um coração enorme, para as minhas crianças especiais, que são muitas.
Beijos grandes.

IC disse...

Madalena, obrigada pela visita. Que esses relatórios acabem depressa e tenhas um bom ano lectivo.
Muitos beijinhos.

IC disse...

Isabelinha, julgo ler boas notícias nas entrelinhas. Se assim é, fico verdadeiramente contente :)
E contente por ver que continuas, como sempre, a pôr os teus meninos em primeiro lugar nas coisas da Educação - a seguir às princezinhas, claro :))
Montes de beijinhos.