quinta-feira, maio 13, 2010

E se estudassem o que é o Construtivismo?

Num artigo de uma revista brasileira (veja.com), deparei-me, a dada altura, com...


“À luz das versões tropicais do construtivismo, essa deficiência é até uma vantagem, pois, afinal, cabe aos próprios alunos definir com base em sua realidade o que querem aprender.” (destaque meu)


O construtivismo não tem culpa das disparatadas e cretinas ilações como a citada.

Piaget não foi pedagogo, mas não deixou de escrever alguns textos para os professores. Se estes nunca os leram, nem sequer sabem o que é construtivismo... é lamentável. Tal como é lamentável que figuras públicas cá da nossa Praça também não saibam, incluindo uma que escreveu livrinho muito publicitado e vendido onde revela grande confusão entre aquele conceito e umas "modernices" acerca dele sem qualquer credibilidade na comunidade científica da área.


Não me admira, pois, que o artigo acima citado também informe:

"De acordo com a mais completa compilação de estudos já feita sobre o tema, consolidada pelo departamento de educação americano, os estudantes submetidos a esse método de alfabetização têm-se saído pior do que os que são ensinados pelo sistema tradicional. Foi com base em tal constatação que a Inglaterra, a França e os Estados Unidos abandonaram de vez o construtivismo nessa etapa."


(In revista citada)

3 comentários:

Existente Instante disse...

Na "mouche" Isabel!
Costas largas tem o Piaget e outros para a ignorância plasmada de mediaticidade de uns quantos! O dito "livrinho" é uma espécie de cabaninha-tenda de pauzinhos. Tudo frágil, tudo lugar-comum e sobretudo aquilo que é visível e típico de muito patarata palrador mediático de educação dos últimos dois três anos : não lerem nada acerca do assunto que falam, nada! Sabem de canto de enciclopédia ou Wikipédia! Que sabe esta gente de Piaget, Freire, ou Vigotsky, Neill e por aí fora?
Repito muito deles querem um passado, um mofo que já não pode voltar! Fósseis educativos pura e simples.

IC disse...

Caro EI
Adorei essa imagem "cabaninha-tenda de pauzinhos" :))) Eu é que digo: na "mouche"!
Um abraço.

Miguel Pinto disse...

É muito pertinente a observação do EI. Remar contra a maré é um desígnio admirável! E cada vez há menos braços... :(