quarta-feira, março 10, 2010

Clube de Scratch?

Com este vício que a 3za e o Fred me pegaram, estou a ver que ainda crio um blogue "Clube de Scratch". Podia ser um blogue colectivo, como o Aragem, em que seriam "confrades" e "comadres", além dos amigos já referidos e outros interessados, os bons scratchers que a 3za já formou como monitores, aberto à participação de todos os seus pequenotes iniciantes, com sugestões, perguntas e partilha de conhecimentos mais ou menos elementares através dos comentários e da passagem a posts quando tal tivesse maior interesse.

A comunidade de scratchers do MIT, embora seja um mundo imenso onde publicam trabalhos desde os garotos até aos matemáticos e físicos, é muito interessante pelas descobertas que vamos fazendo, só tendo o inconveniente para alguns de a linguagem comum ser em Inglês dado que há especialistas de muitas nacionalidades (incluindo, por exemplo, a chinesa). (Por cá, temos o Sapo Scratch, mas embora adultos também lá publiquem, é usado sobretudo por crianças e adolescentes)

Bem... podem sorrir e chamar brinquedo quando usado por adultos, no entanto o Scratch tem-me feito recordar e (re)estudar matemática mais avançada, muito esquecida devido a toda a vida ter ensinado só no Básico. Não é, portanto, um mero brinquedo quanto aos adultos, dado que, sendo óptimo para as crianças se iniciarem em programação e desenvolverem várias competências, o programa tem as potencialidades e ferramentas para programações bem mais complexas. Experimentem increver-se no MitEdu (fazemos tantos logins em tantos sites e redes, demora um minuto a inscrição) e instalarem o Scratch na versão do MIT (outro minuto) para poderem fazer o download de um ou outro projecto mais avançado (meio minuto), pois, ao abrir-se automaticamente no nosso programa, vemos a série de comandos e fórmulas com que foi feita a respectiva programação, para ficarem com uma ideia do que estou para aqui a dizer. E há muitos projectos adultos bem interessantes e com programação exigente, sem, contudo, serem precisas fórmulas matemáticas.

Eu sei que não "ganho" nenhum dos meus visitantes, calculo até que os que aqui passem e vejam um post sobre o Scratch não passem do título, mas este cantinho, antes de ser para eventuais visitantes, é para mim mesma, para as minhas recordações, para os meus poetas e pintores, para as minhas músicas preferidas, para... enfim... as minhas deambulações. E também, agora, para as minhas próprias produções "artísticas", já que em artes sempre fui uma completa nulidade, sempre tive uma inaptidão abaixo de zero.

Ah... este cantinho era sobretudo para a Educação, mas a minha crise de desmotivação para postar sobre esse tema essencial ainda está em fase aguda. Espero que a crise passe - as crises até são fases necessárias para mudanças qualitativas, quem sabe se retomarei o tema qualquer dia?

____________


Scratch Project

(Clicar na imagem se, eventualmente, quiserem ver o projecto, que é o meu segundo sobre curvas famosas)

2 comentários:

Teresa Martinho Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Martinho Marques disse...

Já fui ver e deixar um "adoro"...e beijinhos. E... enfim... que dizer? Admiro a tua persistência, empenho e criatividade... Viva o vício! Viva!
(Vou divulgar...)
Beijinhos