sábado, abril 30, 2011

1º DE MAIO

"Pois...o momento não nos permite ficarmos em casa neste dia...
Também os aposentados e reformados o não podem fazer! O seu local de encontro é em frente à igreja dos Anjos, Av. Almirante Reis (já não podemos andar tanto...)."

Via SPGL, recebi de uma amiga o comentário acima, adicionado pessoalmente. Ora esta! Eu a pensar que tenho que deixar de ser preguiçosa para fazer exercício a pé, e ela a lembrar a PDI... Detesto-a (não à amiga, claro), mas pronto... lá estarei ao pé da Igreja dos Anjos... tenho que perder a mania teimosa de não querer ser velhota!

terça-feira, abril 26, 2011

Av. da Liberdade, Lisboa - ontem


--------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------
ADENDA

segunda-feira, abril 25, 2011

Ao povo português







O povo é quem mais ordena...


Acordai e regai!

E dizei às vossas crianças, aos vossos adolescentes... à geração do Futuro...

domingo, abril 24, 2011

25 de Abril... ACORDAI!

Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz




________________
Poema: José Gomes Ferreira (musicado por F. Lopes Graça) Acordai - excerto
Citações: 1. De Grândola Vila Morena; 2. De Ary dos Santos, As portas que Abril abriu

sexta-feira, abril 22, 2011

25 de Abril: Aos avós da "geração à rasca"

Àqueles cujas pernas já não permitem 'sair à rua', mas que têm as memórias vivas, a voz que sabe contar contos verdadeiros e as mãos que pegam na caneta e escrevem...
A mais importante forma de comemorarem o 25 de Abril impõe-se neste momento... Usai-a!
Contem o que foi viver sem liberdade e democracia. Contem como foram as diferentes formas de consciencializar e lutar. Contem que custa (re)conquistar, mas quanto vale a pena. Contem sobretudo que esses valores preciosos não se defendem a olhar para os umbigos e digam quanto é urgente... tão urgente!... defender e, quiçá, reconquistá-los. Digam, e digam, e digam aos netos "geração à rasca" quanto e como têm o dever de cumprir hoje o seu papel para preservar um legado que outros lhes deixaram, e como muitos deram até a vida para lho deixarem, para o deixar aos filhos e netos. Contem!


Era preciso agradecer às flores

Terem guardado em si,

Límpida e pura,

Aquela promessa antiga

De uma manhã futura.

Sophia de Mello Breyner Andersen (Obra poética)

sábado, abril 16, 2011

Eu diria antes "Meu Mundo"

MON PAYS


Vois-tu
nous avons d'abord bâti dans du sable,
le vent a emporté le sable.
Puis nous avons bâti dans du roc,
la foudre a brisé le roc.
Il faut qu'on pense sérieusement à batir
dans l'homme.

Ahmed Bouanani

Poeta marroquino
1939, Casablanca


O meu país

Vê bem
Construímos primeiramente na areia
o vento levou a areia
Depois construímos na pedra
o raio quebrou quebrou a pedra
Temos de pensar seriamente em construir
 no homem
(Tradução da Amélia Pais)

terça-feira, abril 12, 2011

Portugal visto lá fora versus Só males o que nos mostram cá dentro

Agradeço ao meu amigo Francisco os dados que me enviou relativos apenas a um período de um mês - de  1 de Fevereiro a 2 de Março do corrente ano de 2011. Desculpa, Francisco, e desculpem os meus eventuais leitores, mas perdi a paciência, não vou trancrever os textos, nomeadamente em Inglês, das fontes como o Eurostat, Comissão Europeia, etc., fico por um curto post  em jeito de índice de notícias. Deixo a quem estiver interessado e duvidar a procura das fontes (legítimo direito à dúvida,  mas eu também tenho direito à falta de paciência e, portanto, a enunciar o que poderão procurar para se certificarem, como o Francisco fez. Ver também no blogue fado positivo).

O povo português merecia que certos dados lhes fossem divulgados ou escritos em destaque em vez de em notícia secundária (e reparem que só referirei um período tão recente e tão curtinho), para ao menos poderem ter uns grãozinhos de orgulho no seu país numa fase em que nada nos orgulhamos dele via políticos,  politiqueiros e comentadores.

01-Fev-2011  Inovação: Nos últimos cinco anos, Portugal foi o país da UE que mais cresceu no ranking europeu. (A rubrica em que Portugal mostra um melhor resultado - e está mesmo em terceiro lugar face os países da Europa a 27 - é no item "Inovadores", isto é, dos países com empresas que declaram ter introduzido produtos ou processos inovadoras no mercado, conseguindo com eles uma maior eficiência na utilização de recursos ou na diminuição dos custos de produção.)

03-Fev-2011  Comércio português com maior crescimento em toda a Europa
Eurostat diz-nos que o volume de vendas no comércio caiu 0,6% em Dezembro face ao mês anterior, mas destaca Portugal como dos poucos países onde houve uma melhoria. As vendas do comércio cresceram 4,7%, praticamente o dobro do segundo país com melhor comportamento, a Polónia com 2,4%.

07-Fev-2011  Encomendas estrangeiras à indústria nacional sobem 47,5% em Dezembro
INE diz que em Dezembro (na realidade a média móvel dos últimos 3 meses), o índice de Novas Encomendas na Indústria voltou a aumentar 24,7% face ao mês homólogo. A parte devida ao mercado externo cresceu mesmo 47,5%, depois de já ter crescido 44% em Novembro, sendo que houve crescimento em todos os séctores da indústria.

15-Fev-2011   Eurostat destaca indústria portuguesa como tendo o segundo maior crescimento


01-Mar-11  2010 Um excelente ano para o turismo
Banco de Portugal via Público
Eurostat
 Público:
Apesar dos receios iniciais, o turismo conseguiu alcançar o melhor resultado de sempre em 2010.

02-Mar-2011  Instituto Gulbenkian Ciência entre os melhores do mundo para trabalho de investigação
The Scientist:
O The Scientist sondou vários doutorados a fazer investigação em todo o mundo sobre a qualidade do centro de investigação onde estão a fazer o seu postdoc. O IGC em Oeiras, aparece nos TOP10 das melhores instituições fora dos EUA, com o nono lugar.
__________________

Aparte meu: Que terão pensado lá fora quando se preferiu e se consentiu  chamar o FMI para vir aplicar uma agenda neoliberal de emagrecimento do estado e privatização dos serviços públicos? (Que o que quer vir a ser 1º Ministro preferiu isso mesmo, não tenho dúvidas; que o que quer continuar 1º Ministro preferiu, não sei, mas não me admira se preferiu passar a bola dos disparates e dos erros cometidos pelas tendências do seu pé direito; que o Presidente da República consentiu, disso é que não há dúvidas)

sexta-feira, abril 08, 2011

Se deixares este vídeo por ver, perdes a oportunidade de melhor conheceres a estratégia que cilindra povos, que cilindra um povo, que pode cilindrar-te a ti

Precisas de disponibilizar 1h 17m... podes prescindir de ver um jogo de futebol ou de uma ida a um qualquer cinema...

Noami Klein (2009) - breves excertos:

Um período de crise como a que vivemos neste momento é um bom momento para pensar na história, pensar nas continuidades históricas, pensar nas raízes. É um bom momento para nos situarmos na mais longa história da luta humana. (início)
(...........................................................................................)
Esta crise está entendida por quase todo o mundo como resultado directo desta particular ideologia que crê na desregulação e na privatização. Algo para recordar neste momento, quando há tanta coisa em jogo.
O que dá mais esperança na crise económica é que esta tática está-se a cansar, porque o elemento surpresa já não existe. Estamos a tornar-nos resistentes ao choque. A doutrina do choque como estratégia depende do nosso desconhecimento acerca dela para que possa ter êxito.(...)
Apesar da retórica populista acerca de agarrar os peixes gordos para proteger os débeis e salvar a economia real, estamos a assistir a uma transferência de riqueza  de tamanho incomensurável. Trata-se de uma transferência de riqueza desde mãos públicas, desde as mãos do(s) governo(s), recolhida da gente comum, através de impostos, para as mãos dos indivíduos e empresas mais ricos do mundo. Não necessito dizer que são as mesmas pessoas e empresas que criaram esta crise. (...)
(A história) ensina-nos que se queremos resposta a esta crise económica que nos conduza a um mundo que seja mais saudável, que seja mais justo, que seja mais pacífico, vamos ter que sair à rua e obrigá-los a serem eles a fazê-lo.