quinta-feira, maio 31, 2007

Desigualdade de direitos

"Em Portugal existem hoje mais de um milhão de trabalhadores que não podem fazer greve sem correr o risco imediato de perder o trabalho. Já lhes chamaram os trabalhadores do século XXI: são os contratados a prazo, os falsos recibos verdes, os temporários, os subempregados. Um contingente que tem vindo a aumentar à medida que se consolidam duas das tendências do mundo do trabalho actual. Nas empresas, há cada vez menos efectivos e cada vez mais serviços externos, frequentemente disponilizados por firmas de trabalho temporário. (...)"

(No Público de ontem)

quarta-feira, maio 30, 2007

Greve


Um modo simbólico de me juntar aos professores em greve, bem como a todos os outros trabalhadores portugueses em greve neste dia, já que a situação de aposentada não me permite outro modo de participar.

terça-feira, maio 29, 2007

Greve: Conheça os seus direitos

Há professores que fazem perguntas, tais como: A recolha de dados permite a identificação dos grevistas? É preciso comunicar a adesão à greve? Esclareça-se aqui sobre estas e outras perguntas.
____
P.S.:
Disse, no post anterior, que iria ter o meu pc desligado, e é verdade. Mas, neste recanto da Europa onde me encontro e que, por sinal, não pertence à UE, tenho um pc à minha disposição e não lhe resisto ;)

sábado, maio 19, 2007

Desligando o pc por uma dúzia de dias





Ali habitam minhas saudades. Amanhã estarei lá. Já estou ouvindo Lio a dizer todo o tempo: Viens jouer avec moi...
:)




Dia 30 ainda não estarei cá pelo país. Será que me vão chegar as notícias?
Deixo votos de que a adesão à greve no sector dos professores seja coerente com o que de facto pensam e sentem. Seja maior ou menor, que permita uma leitura que nos esclareça a todos.
(Não, não estou a ser cínica, podem crer. A greve geral é no dia 30, não foi ontem nem é daqui a um mês ou a seis, portanto, é mesmo dia 30 que vai haver oportunidade de os professores enviarem a sua mensagem a quem governa - não só os professores, claro, mas permita-se-me esta especial referência).

segunda-feira, maio 14, 2007

Breve interrupção da pausa deste blogue

Este blogue completa hoje dois anos. Não vim interromper a pausa em que ele está para trazer bolinho de festa com velinhas, nem para os amigos cantarem os parabéns (shiuuu... não esqueçam que este cantinho está mesmo parado, só cá vim deixar para mim mesma mais uma memória - sim, neste momento, vejo o projecto inicial já como uma memória).

Quando criei este blogue mal conhecia a blogosfera e ainda nem tinha procurado blogues de colegas. Aliás, criei-o em Maio, mas pensando que só nas férias seguintes teria tempo para lhe começar a dar corpo. Estava, então, bem longe de imaginar que muito brevemente a nova ministra da Educação viria desviar-me de memórias, nem que fossem memórias com poucos meses.

Criei-o pensando-me particularmente como professora de Matemática do Básico. Essa disciplina, sempre a de maior taxa de insucesso, mas tão importante na educação para os hábitos (e o gosto) de desafiar o raciocínio e procurar o rigor e a precisão (deixem que me exprima simplificadamente, não quero alongar-me), essa disciplina, cá na minha convicção, precisa de ampla partilha de experiências, especialmente sobre os métodos de ensino dela - note-se que disse experiências, pois teoria e estudos importantes não faltam.
Mas, depressa a actual política educativa me desviou do projecto inicial, ele nem chegou a passar de um vago projecto.
E, já agora, digo uma coisa que nunca disse: É que até nem foi por acaso que não cheguei a escrever nenhuma memória relativa a outra vertente de trabalho que, durante mais de vinte anos, também foi para mim uma paixão (depois, as duas horas sobrantes do meu horário foram precisas para tarefas no campo das TIC), situando-se nela boa parte das memórias que me são mais gratas como professora e educadora. Refiro-me à direcção de turma. "Coisas" para e com as turmas, também para e com os pais, e ainda com uns e outros ao mesmo tempo... disso percebi que não queria falar, pois a papelada, a burocracia que foi caindo sobre os directores de turma, mais os conselhos de turma (incluindo os intercalares) progressivamente a esvaziarem-se (apesar de parecerem encher-se, pois papelada não lhes falta para se passar o tempo todo a preenchê-la), tudo isso, e tudo o mais que hoje não vou referir (ou repetir), acabou por me exasperar e me criar a necessidade pessoal de deixar estar as minhas memórias quietinhas e protegidas. (Incluindo memórias de outro tipo, também de muitos anos, que no futuro só 'professores titulares' passarão a ter, mas sobre essas seria sempre complicado escrever, o mundo das crianças é mais simples que o dos adultos e alguns destes vão criando resistências a "aventuras" - não me refiro, claro, a aventuras perigosas, nem a aventuras nefastas ao jeito milu, valter & cª)

Depois de intermitências e de intenções de intervalos, entrei finalmente em pausa de escrita aqui (um post ou outro não altera isso). Entrei, porque não gosto de andar, em nada, a balançar entre "quero continuar" e "não quero continuar", e o meu bloguezito nem é caso para isso, não é caso para precisar de decisões, a decisão virá por si quando calhar, embora não esteja a pensar apagá-lo pois guarda algumas recordações.
E, nesta disposição para o laconismo, ao vir escrever só para não tratar tão mal o meu cantinho que nem sequer ligasse ao seu segundo aniversário, isto de tocar levemente em vários assuntos claro que tinha que dar um post sem jeito - desculpa lá, cantinho!

P.S.
Que coisa... só agora fui ver! Não é que há um ano já escrevi quase o mesmo que hoje?! (Com a diferença de ter sido um post bastante mais longo). Enfim... nem faço comentários a mim mesma, pronto.
_____
Adenda
Mas o post que eu queria deixar neste mês de Maio, já que é muito pouco provável que escreva, continua a ser o anterior, aqui.

terça-feira, maio 01, 2007

O que eu queria era um mês de Maio cheio de flores...





Quando não sei quando volto, gosto de deixar o meu cantinho bonito (recorrendo aos Grandes criadores de beleza).
Mas...



(1)

...mas, o que eu queria era um mês de Maio cheio de flores.


(Até porque acho que este Maio cá pelo nosso país vai ter 30 dias e o 31º será para balanço)


(2)
________
(1) Renoir, 1912
(2) Monet, 1923-1925